Viaduto da nova entrada de Santos entra em fase de acabamento

As equipes de trabalhadores da Terracom estão dando os arremates finais na parte do tratamento das paredes e pilares do elevado

Comentar
Compartilhar
04 JUN 2020Por Da Reportagem10h20
A previsão de entrega do empreendimento, que integra o programa Nova Entrada de Santos, é para o mês que vemFoto: Anderson Bianchi / Prefeitura Municipal de Santos

A estrutura do viaduto em curva da entrada da Cidade, que ligará as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, está pronta e agora, na fase de acabamento, encontra-se com 92% dos serviços executados. As equipes de trabalhadores da Terracom estão dando os arremates finais na parte do tratamento das paredes e pilares do elevado. Essas superfícies estão sendo lixadas e polidas e, na sequência, recebem a aplicação de um selador para proteção. A previsão de entrega do empreendimento, que integra o programa Nova Entrada de Santos, é para o mês que vem. 

“Após a etapa de proteção, vem finalmente a aplicação de duas camadas de verniz antipichação nas estruturas. Esse líquido deixa o concreto com uma aparência bem brilhosa”, explicou o coordenador de Engenharia da Terracom, Marcio Brites.  

Outra frente de trabalho que também segue em ritmo de finalização é a pavimentação da pista do viaduto. “Fizemos a aplicação da primeira camada de asfalto em toda a extensão do viaduto e, após o término de outros serviços, virá a camada final de pavimento” destacou o engenheiro Brites. Depois da pavimentação, é aplicada a junta de dilatação (aberturas no piso que dividem as estruturas para que haja movimentação dessas partes separadas) e a sinalização horizontal e vertical de trânsito. 

A iluminação do viaduto que conta com lâmpadas de LED também já foi concluída. No total, foram implantados 13 postes com 8 metros de altura no elevado e 18 postes com 10 metros de altura na calçada paralela à linha ferroviária. Das 22 unidades de 21 metros que serão implantadas ao longo da Avenida Martins Fontes, 14 estão na via representando 64% do total.   

“A iluminação escolhida valoriza a paisagem urbana e contribui com a segurança do local”, afirmou o gestor do Programa Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos. “Além disso, são luminárias que trazem conforto visual, menor consumo de energia e maior durabilidade”, completou.

Um grande atrativo do viaduto em curva serão as luzes coloridas que darão um tom diferente ao elevado conforme o período do ano. A iluminação cênica já tem 100% das 342 luminárias implantadas e o próximo passo é a colocação dos componentes eletrônicos que configuram cores, intensidade e tempo. 

No entorno do viaduto, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no sentido Zona Noroeste/Centro, a obra de drenagem já foi concluída. Já na pista sentido Centro/Zona Noroeste, os trabalhos estão em fase final. O objetivo é dar maior vazão às águas das chuvas para evitar alagamentos nessa região, fazendo a conexão das tubulações dessa área com as do canal da Ecovias.