A Policlínica Areia Branca finalmente recebeu manutenção no ar-condicionado após cinco anos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Para evitar problemas ocorridos no verão passado, vereadores de Santos estão cobrando do prefeito Rogério Santos (Republicanos) manutenção preventiva nos ares-condicionados das escolas da rede pública de ensino municipal.
Esta semana, o vereador Lincoln Reis (Podemos), por exemplo, apresentou um requerimento para que Santos determine ao setor competente que informe se a Secretaria de Educação (Seduc) já fez manutenção em todos os aparelhos de ar condicionado das unidades municipais de ensino.
Continua depois da publicidade
Também se há aparelhos inservíveis que precisam ser trocados. Em caso positivo, se as trocas serão realizadas antes da temporada de verão. "Todos lembram dos problemas causados por falhas nos aparelhos de ar condicionado durante o verão de temperaturas acima da média. Agora, durante as baixas temperaturas dos últimos meses, esperamos que a Seduc esteja fazendo a lição de casa e antecipando-se na manutenção dos aparelhos", afirma o parlamentar, que acredita que é melhor prevenir do que remediar.
Em março deste ano, quase todos os dias o Diário do Litoral chegou a receber informações de pais e professores de praticamente os nove municípios da Baixada Santista alertando que o calor intenso, aliado à falta de ventiladores e ares-condicionados na maioria das escolas públicas, estava fazendo crianças passarem mal.
Continua depois da publicidade
A questão causou problemas de saúde nas crianças e até a possibilidade de, em algum momento, alguma ter complicações graves.
Foram relatos dramáticos de pais e educadores e até sindicatos de funcionários públicos preocupados com a queda de pressão, dores de cabeça, falta de ar outros sintomas de possível desidratação das crianças, que estão tendo que deitar no chão da sala de aula para poder se refrescar e se recuperar do mal-estar.
A falta de ventilação adequada ou bebedouros com água gelada, por exemplo, torna a permanência na escola um desafio em meio à sensação térmica acima dos 45°C naquela mês.
Continua depois da publicidade
Dados do Censo Escolar apontam que 70% das salas de aula das instituições públicas de ensino do país não são climatizadas. Há anos que as temperaturas vem subindo e as escolas mantém problemas de falta de manutenção e investimentos em equipamentos de climatização. Portanto, a tragédia atual foi anunciada.
Parece que não só os ares-condicionados das escolas de Santos precisam de atenção. O vereador Adilson Junior (PP), por intermédio de uma emenda parlamentar, conseguiu finalmente que a Policlínica Areia Branca recebesse manutenção no ar-condicionado após cinco anos.
A medida atendeu reivindicação de funcionários, médicos e pacientes. Os trabalhos já estão em andamento e incluem reparos e trocas necessárias para garantir o pleno funcionamento dos aparelhos, melhorando o conforto e a qualidade do atendimento oferecido à população.
Continua depois da publicidade
Na Poli Areia Branca, os aparelhos tiveram a manutenção corretiva e estão com programação de instalação de dois aparelhos de ar de 30 mil BTUs e cinco de 12 mil BTUs.
A unidade do Rádio Clube está toda refrigerada. Com emenda também de Adilson Junior, foram adquirimos sete aparelhos de 12 mil BTUs, um de 18 mil BTUs, dois de 30 mil BTUs. Além disso, quatro aparelhos de 24 mil passaram por manutenção corretiva.
A USF Castelo recebeu um aparelho de 24 mil e dois de 30 mil BTUs, todos os outros aparelhos passaram por manutenção corretiva e, com isso, a unidade toda refrigerada. Também fruto de emenda do vereador.
Continua depois da publicidade
Outras unidades que tiveram aparelhos de ar-condicionado adquiridos com emenda do vereador Adilson Junior foram São Manoel, Piratininga, Valongo, Vila Nova, Martins Fontes.