X

Santos

Vereador quer acabar com pesca na praia de Santos 

O projeto, entretanto, não proíbe a pesca no deck do pescador, nem nas muretas da praia, localizadas após o fim da faixa de areia

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2021 às 18:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foto de raias mortas em Santos viralizou no início de fevereiro nas redes sociais / Instituto Gremar

O vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou, na segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Santos de 2021, um projeto de lei complementar que visa acabar com a pesca na faixa de areia de Santos.

Há alguns anos, movimentos veganos, ONGs ligadas à defesa dos animais, ambientalistas e outros segmentos da sociedade vêm cobrando uma atitude do vereador contra à pesca predatória, especialmente àquelas feitas com arrasto, que acabam matando diversas espécies de animais marinhos.

De acordo com o vereador, o martelo foi batido após viralizar, nas redes sociais, uma foto com mais de 20 raias da espécie ticonha, ameaçadas de extinção, encontradas mortas na praia do Gonzaga, em Santos, no dia 28 de janeiro deste ano. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostrou que na noite anterior, e no mesmo local, houve uma pesca com rede de arrasto, o que poderia ter sido a causa da mortandade dos animais.

Atualmente, o inciso VI, do artigo 219 do Código de Posturas do Município permite a pesca amadora na orla, desde que cumpridos horários e outras determinações pela Prefeitura.

Caso o projeto do parlamentar seja aprovado, “praticar a pesca com anzol, redes de arrasto, ou qualquer outra modalidade utilizada para captura de pescados” será proibida na orla de Santos.

O projeto, entretanto, não proíbe a pesca no deck do pescador, nem nas muretas da praia, localizadas após o fim da faixa de areia, prática que Furtado considera uma cultura caiçara tradicional e que não agride o meio ambiente como a atividade realizada à beira-mar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter