Vereador é criticado por propor bonificação para policiais

Proposta de Sérgio Santana desagradou guardas municipais de Santos

A lei que permite gratificação mensal (R$ 200) aos policiais militares destacados para o patrulhamento de vias públicas e fiscalização do tráfego, instituída pela Administração, por meio do projeto de lei do policial licenciado e vereador Sérgio Santana (PR), está causando polêmica nas redes sociais. Guardas e internautas criticam o parlamentar por beneficiar a corporação a qual faz parte em detrimento à Guarda Municipal de Santos.

Continua após a publicidade

A iniciativa de Santana estabelece que o valor será reajustado anualmente, nas mesmas datas e pelos mesmos índices dos reajustes dos vencimentos dos servidores públicos municipais, garantindo não apenas o aumento do valor da gratificação hoje pago, mas também estipulando correção anual para o benefício.

No entanto, boa parte dos internautas pensa de forma diferente do vereador. “Muito boa a sua ação. E quanto aos guardas municipais? O que tem feito para eles? Afinal, eles também fazem parte da segurança pública ou estou errado?”, acredita Christian Reis.

Continua após a publicidade

Robson Moraes dispara: “E os bombeiros só ganham ovos de Páscoa e um diploma sem a assinatura do prefeito”. Andrade Silva critica mencionando os demais servidores. “Não tiro os méritos, mas é uma vergonha, para a Guarda Municipal, ou melhor ainda, para o servidor público geral. Nunca tem verba para poder dar aumentos corretos dentro da inflação”.

Já Greyce Rafael postou que é “bonito” valorizar os servidores estaduais, mas é preciso lembrar dos municipais. “Dando dinheiro aos estaduais e esquecendo dos guardas municipais. Ainda vem dizer que não tem verba para aumento. Não precisa fazer ninguém de trouxa não”, afirma Carlos Elizio Caetano.

Continua após a publicidade

Sem modernização

O guarda Ademir Diogo questiona: “E o requerimento número 5298/14, que trata da modernização da Guarda Municipal? O senhor poderia explicar porque foi arquivado já que o senhor era membro da Comissão?”, revela, acompanhado do também guarda André De Oliveira Farias, que complementa: “Que pena caro edil. Sua política é somente a sua corporação e não à segurança pública em si. Olhe para a Guarda Municipal também, que está inserida no capítulo da segurança pública, na Constituição Federal”.

Continua após a publicidade

Descaso

Para Marcelo Amorim Júnior, os policiais militares merecem o aumento, porém com verbas estaduais, não municipais, pois existem várias demandas que não estão sendo cumpridas por falta de verba. “No mínimo algo incoerente. Ao meu ver isso representa um descaso com o servidor municipal de Santos”, acredita. Ele é acompanhado por Kleber Santana: “Estou indignado com a sua postura. O senhor tem que trazer verba para os servidores de sua cidade”.

Continua após a publicidade

O munícipe José Carlos Silva escreveu: “Pois é, nobre vereador, percebe-se o desdém das autoridades municipais com a Guarda Municipal de Santos. Vale lembrar que existe uma Lei Federal 13.022/14 que dá a dignidade e respeito que as guardas merecem”.

Corporativismo

Continua após a publicidade

O guarda Sidney Batista acusa o vereador de privilegiar a Polícia Militar. “Corporativismo, apenas isso! E quando não se tem, um bom projeto para a segurança da cidade, qualquer coisa é bem vinda para comemorar o feito. Os guardas municipais saberão votar este ano, escolherão muito bem o político que tenha projeto de segurança pública, sem corporativismo e sem preconceito injusto ou mal intencionado”.

Companheiro de corporação, Antonio Vanderlei disse que “fica difícil ter uma guarda forte em uma cidade onde tem político com esse tipo de atitude. É lamentável e esse ‘caríssimo’ já foi sub (comandante) da guarda. Só Deus na nossa causa. O guarda Rodrigo Coutinho lamenta a atitude de Santana. “Por isso, temos que eleger um vereador GCM e acabar com isso. Quem tem que dar aumento aos policiais é o estado e não o município que já tem suas demandas e ainda tem que sustentar o estado sugando”.

Continua após a publicidade

O guarda municipal Isaac Oliveira da Silva revela: “A Guarda Municipal de Santos está totalmente sucateada com várias atribuições e a gratificação é uma miséria, além de sermos cobrados constantemente sobre essas atribuições. Temos uma lei que vigora já faz algum tempo e nada está sendo feito. Coordenadorias sucateadas, além de toda vez perdermos os espaços para outras secretarias”.

Vereador

Continua após a publicidade

Quinta-feira última, na Câmara, Sérgio Santana disse que o projeto é antigo e que nunca houve reajuste dos valores, que passaram de R$ 100 para R$ 200. “Pegamos o projeto e fizemos o prefeito (Paulo Alexandre) aumentar o que estava sendo devido por todos os anos. Agora, todo aumento dado ao servidor público será reajustado o pró-labore da PM. Mas temos também trabalhado pelo guarda municipal”, finalizou.