Valongo Festival da Imagem começa dia 8

A programação inclui exposição, seminários, debates, entre outras ações.

Comentar
Compartilhar
02 NOV 2019Por Da Reportagem14h26
O festival, que ocorre desde 2016, foi criado com o propósito de selecionar ações artísticas de todo o país para integrar a programação.Foto: Divulgação

A cidade de Santos irá receber, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a 4ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem. O evento, que ocorre desde 2016, sempre no bairro do Valongo, conta com uma ampla programação, que inclui exposição, seminários, debates, residências artísticas e shows, entre outras ações. Todas as atrações são gratuitas.

Durante os três dias em que acontece o evento, sua programação variada e acessível, composta por práticas diversas, busca criar um espaço singular de vivência, cujo propósito é aprofundar a investigação da linguagem visual contemporânea e o sentido mesmo de imagem, abrindo espaço para a experimentação, a pesquisa e o encontro.

Assim como em 2018, a curadoria do #Valongo19 ficou a cargo de Diane Lima. Seu ponto de partida foi o provérbio "O melhor da viagem é a demora", escutado primeiro como conselho, e que serviu então de título para toda a edição. O conteúdo altamente simbólico dos enunciados proverbiais, somado ao caráter espontâneo de sua transmissão, às suas origens distantes e imprecisas e à potência do saber inato que eles veiculam levaram Diane a propor o Festival deste ano como um resgate, portanto, de toda forma de sabedoria coletiva e ancestral transmitida por meio da oralidade.

É também dentro dessa chave que a curadora entende a experiência coletiva e compartilhada que será criada, mais uma vez, durante o Valongo Festival, que é pensado para oferecer ao público, entre muitas possibilidades, a criação de espaços, trocas e sinapses; de ideias que surgem a partir do convívio social e de proposições estimuladas, discutidas e performadas através da programação oferecida.

Além de celebrar a cultura visual, o Valongo Festival também apresenta uma grande preocupação em expandir a prática artística e sua comunicação para um público amplo. É por isso que, desde o início, sua programação conta também com palestras, workshops e oficinas, e com a atuação imprescindível de sua equipe de educadores, criando, assim, um evento democrático e gratuito, que procura oferecer uma experiência transformadora.

O projeto foi criado com o objetivo de selecionar ações artísticas de todo o país para integrar sua programação. Neste ano, foram criadas chamadas para a inscrição de propostas culturais da Baixada Santista, de modo a incentivar a produção cultural na região e a criação de iniciativas que retratem e comuniquem as especificidades locais, e de projetos para participar da exposição coletiva "O melhor da viagem é a demora" e da residência artística do Festival.

Serviço

Valongo Festival Internacional da Imagem

Onde: Arcos do Valongo

Quando: 8 a 10 de novembro

Idade: Todas as idades

Valor: Gratuito