X

Santos

UPA Zona Leste: hospital de campanha será desativado na segunda. Atendimento de urgência inicia dia 27

O hospital de campanha começou a funcionar no dia 19 de abril com 46 leitos, sendo cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 41 de clínica médica

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2020 às 15:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A UPA Zona Leste tem 3 mil m², três vezes maior do que o antigo Pronto-Socorro que funcionava no mesmo endereço / Divulgação/PMS

Será desativado, a partir de segunda-feira (17), o hospital de campanha montado pela Prefeitura de Santos na UPA Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/nº), voltado ao tratamento de pacientes covid-19. No próximo dia 27, a unidade iniciará o atendimento de urgência e emergência, sua finalidade original, nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia.

 

O hospital de campanha começou a funcionar no dia 19 de abril com 46 leitos, sendo cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 41 de clínica médica. Com a chegada de respiradores enviados pelo Governo do Estado, 15 leitos de clínica médica foram transformados em de UTI, chegando assim a 20 leitos destinados aos casos de maior complexidade.

 

"Estamos iniciando, a partir do hospital de campanha da UPA Zona Leste, a desativação gradativa e segura dos leitos hospitalares para pacientes covid-19, pois os números de internações estão em queda e temos uma taxa de ocupação em torno de 30%", explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. Ele ressalta que os cuidados preventivos e de distanciamento social devem continuar pela população e a rede municipal seguirá com 403 leitos covid-19 disponíveis para internação, 129 deles de UTI.

 

Maior UPA da Cidade

 

A UPA Zona Leste tem 3 mil m², três vezes maior do que o antigo Pronto-Socorro que funcionava no mesmo endereço, sendo a maior da Cidade. Ela funcionará todos os dias (24 horas) e tem previsão de realizar mensalmenteaté 2,7 mil procedimentos ambulatoriais, 12 mil exames diagnósticos e 15 mil consultas médicas - o dobro do número de consultas realizadas pelo atual PS Provisório.

 

A partir da operação da UPA da Zona Leste como unidade de pronto atendimento, será concluída a remodelação da rede de urgência e emergência do Município – após as inaugurações da UPA Central (janeiro de 2016) e da UPA Zona Noroeste (fevereiro de 2019).

 

ESTRUTURA

A unidade contará com 31 leitos de observação, sendo 24 de observação adulto, cinco de emergência e dois de observação pediátrica; cinco consultórios (três de clínica geral, um de ortopedia e outro de pediatria); salas de raio-X e emergência, área para desembarque de ambulância, entre outros espaços.

        

A gestão compartilhada do equipamento é feita entre a Secretaria Municipal de Saúde e a organização social Pró-Saúde, vencedora de chamamento público. O contrato tem valor mensal de R$1,7 milhão e também inclui serviço de remoção de pacientes, visando desafogar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter