X

Santos

UPA Zona Leste alerta para aumento de 60% nos casos de gripe em Santos

Usar máscaras faciais, manter os ambientes ventilados e a vacinação em dia são algumas das principais formas de prevenção da doença

Da Reportagem

Publicado em 20/06/2022 às 09:08

Atualizado em 20/06/2022 às 09:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O último pico relacionado a sintomas gripais ocorreu em janeiro deste ano, quando a unidade realizou mais de 7,9 mil atendimentos / Divulgação

Levantamento realizado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos, aponta um aumento de 60% no número de pacientes atendidos com sintomas gripais no último mês. Em abril, 1.168 pessoas buscaram a unidade apresentando sintomas de doenças respiratórias. Já em maio, esse número saltou para 1.878.

O último pico relacionado a sintomas gripais ocorreu em janeiro deste ano, quando a unidade realizou mais de 7,9 mil atendimentos. Na época, o país sofreu com o avanço da variante ômicron do coronavírus e a epidemia de gripe, causada pelo vírus influenza H3N2. Ambos, apesar de menos letais, são altamente transmissíveis.

“Nos meses seguintes, entre fevereiro e abril, vimos uma queda considerável nos casos, registrando cerca de mil atendimentos por mês. Porém, com a queda nas temperaturas, essas doenças voltam a ser motivo de preocupação”, destaca Gisele Abud, diretora Técnica da UPA Zona Leste.

Gripe e doenças respiratórias ficam em alta com a chegada dos meses mais gelados do ano nas regiões sul e sudeste do país. Isso tem ligação com a forma como o sistema  imunológico responde durante esse período. “A inalação do ar frio pode afetar de maneira contrária a resposta imunológica do trato respiratório, o que torna mais fácil a propagação do vírus. Por esse motivo, o uso de máscara continua recomendado”, explica Gisele.

A UPA Zona Leste, em Santos, pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sendo referência no atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia. Durante a pandemia do novo coronavírus, a unidade desenvolveu um papel essencial, atuando como Hospital de Campanha e atendendo casos graves da doença na Baixada Santista.

Estudo realizado pelo Instituto Nacional da Saúde, nos Estados Unidos, revela ainda que não é apenas o ar frio que aumentas as chances de se contrair gripe e outras doenças. Segundo a pesquisa, o ar seco do inverno ajuda os vírus da gripe a permanecerem infecciosos por mais tempo.

“Além do ar frio, os hábitos adotados durante esse período também colaboram para a contaminação. Normalmente, a rotina de exercícios físicos tende a cair durante os intervalos mais frios, assim como o ganho de vitamina D – pela ausência de luz solar –, dois fatores que são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico”, completa a diretora.

As medidas de prevenção contra as gripes comuns são as mesmas utilizadas para evitar o contágio contra a Covid-19. Confira:

Usar máscaras faciais;
Higienizar as mãos com água e sabão;
Usar álcool em gel;
Manter os ambientes ventilados;
Evitar tocar olhos e boca;
Evitar aglomerações e locais fechados;
Manter o calendário vacinal atualizado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter