Unidade móvel oftalmológica inicia atendimento nesta terça

Um total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados por especialista da rede de saúde na unidade móvel

Comentar
Compartilhar
20 AGO 2018Por Da Reportagem15h31
Um total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados por especialista da rede de saúde na unidade móvelUm total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados por especialista da rede de saúde na unidade móvelFoto: Francisco Arrais/PMS

O Oftalmóvel, da Prefeitura, realizará sua primeira atividade de atendimento voltada para alunos da unidade municipal de ensino Pedro Crescenti (Rádio Clube). Um total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados nesta terça (21), das 8h às 12h, por especialista da rede de saúde na unidade móvel cedida pela empresa VLI.

A atividade integra as ações do Programa Saúde na Escola, parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, e envolve os departamentos de Atenção Básica, Atenção Especializada e de Vigilância em Saúde. Uma triagem dos alunos foi feita com o teste de Snellen (teste de acuidade visual) por agentes comunitários de saúde e orientadores educacionais capacitados.

“Os alunos detectados com possíveis problemas serão avaliados com oftalmologista do Ambulatório de Especialidades (Ambesp) e farão exame de refração para avaliar a necessidade ou não do uso de óculos, o que pode contribuir para o rendimento escolar”, destaca o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

ESTRUTURA

A doação da unidade móvel oftalmológica é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura e a VLI nas áreas da Saúde e Educação. O equipamento funciona como um consultório volante e vai ampliar o acesso da população nesta especialidade. Além dos exames na área interna, são possíveis alguns atendimentos do lado de fora com o apoio de um toldo acoplado à van.

O veículo é climatizado e conta com cadeira oftalmológica e aparelhos como lensômetro (para medir a potência de lentes), refrator de greens (para diagnóstico de ametropias), oftalmoscópio (avaliação do fundo dos olhos), tonômetro de aplanação (mede pressão do olho), retinoscópio (analisa as ametropias) e autorrefrator (identifica erro de refração), entre outros itens e acessórios.