X

Santos

Unidade móvel oftalmológica inicia atendimento nesta terça

Um total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados por especialista da rede de saúde na unidade móvel

Da Reportagem

Publicado em 20/08/2018 às 15:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados por especialista da rede de saúde na unidade móvel / Francisco Arrais/PMS

O Oftalmóvel, da Prefeitura, realizará sua primeira atividade de atendimento voltada para alunos da unidade municipal de ensino Pedro Crescenti (Rádio Clube). Um total de 638 estudantes do 1º ao 5º ano (maiores de cinco anos) passaram por triagem e 30 deles serão avaliados nesta terça (21), das 8h às 12h, por especialista da rede de saúde na unidade móvel cedida pela empresa VLI.

A atividade integra as ações do Programa Saúde na Escola, parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, e envolve os departamentos de Atenção Básica, Atenção Especializada e de Vigilância em Saúde. Uma triagem dos alunos foi feita com o teste de Snellen (teste de acuidade visual) por agentes comunitários de saúde e orientadores educacionais capacitados.

“Os alunos detectados com possíveis problemas serão avaliados com oftalmologista do Ambulatório de Especialidades (Ambesp) e farão exame de refração para avaliar a necessidade ou não do uso de óculos, o que pode contribuir para o rendimento escolar”, destaca o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

ESTRUTURA

A doação da unidade móvel oftalmológica é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura e a VLI nas áreas da Saúde e Educação. O equipamento funciona como um consultório volante e vai ampliar o acesso da população nesta especialidade. Além dos exames na área interna, são possíveis alguns atendimentos do lado de fora com o apoio de um toldo acoplado à van.

O veículo é climatizado e conta com cadeira oftalmológica e aparelhos como lensômetro (para medir a potência de lentes), refrator de greens (para diagnóstico de ametropias), oftalmoscópio (avaliação do fundo dos olhos), tonômetro de aplanação (mede pressão do olho), retinoscópio (analisa as ametropias) e autorrefrator (identifica erro de refração), entre outros itens e acessórios.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter