Santos

Unidade de saúde do porto entra em reforma e vai abrigar base do Consultório na Rua

Estão previstos revestimento da fachada e pintura interna, reparo do telhado e de infiltrações, conserto de portões e serviços de serralheria, além da colocação de toldo na área de entrada

Da Reportagem

Publicado em 14/01/2019 às 17:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A previsão é de que a obra seja concluída em março / Susan Hortas/PMS

Continua depois da publicidade

Inaugurada pela Prefeitura há 13 anos, a Unidade de Cuidado Porto de Santos (Rua General Câmara, 507) passará pela primeira reforma a partir da próxima semana, com objetivo de oferecer melhor infraestrutura aos usuários e servidores e para a instalação da base de apoio do Consultório na Rua. Estão previstos revestimento da fachada e pintura interna, reparo do telhado e de infiltrações, conserto de portões e serviços de serralheria, além da colocação de toldo na área de entrada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As intervenções começaram nesta segunda (14) a cargo da empresa Aliança, por meio de ata de registro de preços para serviços de manutenção nas unidades de saúde. O investimento é de R$ 123 mil e contou com recursos das emendas dos vereadores Adilson Jr., Geonísio Aguiar (Boquinha) e Lincoln Reis.

Continua depois da publicidade

A previsão é de que a obra seja concluída em março. Por enquanto não será preciso suspender qualquer atendimento do serviço de saúde para trabalhadores do Porto, caminhoneiros, profissionais do sexo e pessoas em situação de rua.

“Hoje começamos as obras de reestruturação desta unidade. Aqui nós teremos, além dos serviços da policlínica, a sede própria do Consultório na Rua para aprimoramos este serviço”, disse o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, em vistoria ao início dos trabalhos. Desde junho de 2018, a Unidade de Cuidado Porto de Santos (antigo Pronto Atendimento do Porto) abriga insumos e serve de referência para a equipe do Consultório na Rua, que antes usava sala do Centro de Saúde Martins Fontes.

Continua depois da publicidade

A médica que atende à população em situação de rua também faz o acompanhamento de pacientes na própria unidade. “A maioria dos atendimentos da equipe do consultório é feita mesmo na rua ou na policlínica mais próxima de onde a pessoa em situação de vulnerabilidade está. Mas alguns casos em que a médica avalia a necessidade de acompanhamento do paciente, ele pode passar por consulta também na Unidade Porto”, explica a chefe da Seção Unidade Porto, Luciana Werneck.

ESTRUTURA

A Unidade do Porto foi inaugurada em 20 de dezembro de 2005 no imóvel à Rua General Câmara, 507 - anteriormente funcionava dentro no Armazém 16 do porto. No andar térreo, há área de recepção, seis salas, dispensário de medicamentos e sanitários. Já no andar superior, voltado para os setores administrativos, possui quatro salas, arquivo, copa e sanitários para os funcionários. O serviço conta com médico, enfermeira e quatro técnicos de enfermagem, além de chefia, servidores administrativos e de limpeza, totalizando 12 profissionais.

Continua depois da publicidade

Já o Consultório na Rua é formado por equipe multiprofissional (médico, terapeuta ocupacional, assistente social e dois profissionais de enfermagem), com o suporte de uma van adaptada e condutor, para o atendimento de pessoas em situação de rua (vacinação, curativos, distribuição de preservativos, exames e encaminhamentos aos serviços). Atua em áreas de maior vulnerabilidade, entre elas a região Central e pontos críticos dos bairros José Menino, Gonzaga, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software