Turistas estrangeiros escolhem Santos no roteiro do Roda SP

Com 22 roteiros realizados simultaneamente e saídas de cada um dos nove municípios da Baixada Santista, o programa atendeu 31.948 turistas

Comentar
Compartilhar
24 MAR 2018Por Da Reportagem14h28
Este ano, o Roda SP ofereceu 65 atrativos no total e 30 equipamentos de apoio, como bares e restaurantes.Foto: Divulgação/Internet

Santos foi o destino preferido pelos estrangeiros que se utilizaram do Roda São Paulo neste verão, de acordo com a coordenadora do programa Ana Cristina Clemente, que hoje (23) apresentou os resultados da 7ª edição, realizada de 5 de janeiro a 11 de março.

Com 22 roteiros realizados simultaneamente e saídas de cada um dos nove municípios da Baixada Santista, o programa atendeu 31.948 turistas, totalizando cerca de 180 mil pessoas desde o início do programa, em 2011. Este ano, o Roda SP ofereceu 65 atrativos no total e 30 equipamentos de apoio, como bares e restaurantes.

O Sítio Itabatatinga, localizado na Área Continental de Santos; Monte Serrat, com os bondinhos e o santuário de Nossa Senhora, e o Rei do Café, mostrando o processo de moagem dos grãos, integraram pela primeira vez o Roda SP e foram aprovados pelo público.

"As pessoas acharam o máximo e elogiaram muito", comentou Ana Cristina, durante reunião com representantes dos municípios da região, realizada no SinHoRes (Sindicato de Hotéis). Ela se disse surpresa com o fato de muitos turistas e moradores de Santos terem se deslocado para Guarujá, apenas para embarcar no roteiro com destino à Área Continental.

Ana Cristina também destacou o fato de a Cidade ter mantido seu padrão de qualidade para a recepção e atendimento ao público, além de agregar novos atrativos, como o Monte Serrat, que recebeu destaque da coordenação. Iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, o Roda SP é realizado, em Santos, com o apoio da Prefeitura.

DESTINOS

De acordo com os levantamentos, Santos recebeu 7.249 turistas, que embarcaram nos sete roteiros com saídas de Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe. Com 8.928 pessoas, a Cidade foi a que registrou maior número de embarques, para cinco rotas diferentes, seguida de São Vicente (7.970) e Praia Grande (6.854).

Bertioga foi o destino mais procurado, tanto de quem embarcou em Santos (3.973 pessoas), como de quem partiu de São Vicente (3.889). O roteiro que contemplava a Área Continental de Santos e Bertioga, com embarque em Praia Grande, ficou em 3º lugar.  

Este ano, destacou Ana Cristina, em apenas quatro dias (2 a 5 de janeiro), foram vendidas 15 mil passagens. "Foi surpreendente, pois no dia 10 de fevereiro já haviam sido comercializados quase todos os lugares". Para os 56 dias de operação do Roda SP este ano, foram vendidas 31.948 passagens, o que representa 96% do total de assentos oferecidos (33.500) – 62% dos tíquetes foram vendidos no site do programa e 48%, comercializados no posto de venda de cada município.