Santos

Terminam as obras de drenagem e contenção de encosta no morro de Santos

Serviços duraram quase dois meses antes do prazo contratual

Da Reportagem

Publicado em 06/05/2024 às 23:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Projeto envolveu ainda a instalação de 6.247m de barras de ferro para o grampeamento do solo e outros 1.249m para rocha, que fixaram uma armadura em tela de aço, com 3.452 quilos / Divulgaçaõ/PMS

Continua depois da publicidade

No último final de semana foram finalizadas as obras de drenagem e contenção no Morro da Caneleira, no trecho de encosta próximo à Rua das Pedras, em frente à quadra poliesportiva. Realizada pela Prefeitura de Santos, os serviços duraram quase dois meses antes do prazo contratual e envolveram uma área de 1.749,93m², com regularização manual de 1.370m² de taludes. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O local ganhou um sistema de drenagem superficial com 185m de valetas, 82m de escada hidráulica e 16m de canaletas em concreto, além de contenção em solo grampeado, revestido com concreto armado projetado (lançado), de forma a garantir mais segurança ao terreno.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Rede de drenagem é integrada em mais uma rua do morro de Santos

• Morro do Saboó começa a ganhar nova rede de drenagem, em Santos

• Obras de contenção e drenagem são concluídas em mais um morro de Santos

O projeto envolveu ainda a instalação de 6.247m de barras de ferro para o grampeamento do solo e outros 1.249m para rocha, que fixaram uma armadura em tela de aço, com 3.452 quilos.

“Nesse trecho da encosta, foram instalados 200m² de painel de alta absorção de energia contra queda de rochas, formado por tela com reforço de cabos de aço”, explicou o engenheiro civil Márcio Augusto Salgueiro Lima, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.

Continua depois da publicidade

Ele lembra que foram executados 625 furos de aproximadamente 12m de profundidade na encosta, para inserção das barras de ferro no solo, fixadas com concreto projetado.

Também foram instalados 220m de drenos horizontais profundos para retirar o excesso de água do interior e aliviar a pressão sobre o talude.

O projeto foi complementado com grama em placas cobrindo 1.049,25m², proteção superficial que, por reduzir a infiltração de água no solo, minimiza a ocorrência de processos erosivos.

Continua depois da publicidade

 As obras, a cargo da empreiteira Geologus Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 5.307.283,74, recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de financiamento do governo federal voltado aos municípios, estados e Distrito Federal.

Os trabalhos integram o Programa Santos Mais Bonita, com investimento de R$ 100 milhões em cinco morros, em seis obras de segurança, acessibilidade e zeladoria como contenção e drenagem, pavimentação de ruas e manutenção de escadarias, entre outras melhorias.  

Além da Rua das Pedras, no Morro da Caneleira, os serviços envolvem as encostas da ruas 1 (Morro do José Menino), a serem concluídos no final deste semestre; Alameda Prefeito José Gomes (Morro Cachoeira), em fase final de obras pela Seobe (Secretaria de Obras e Edificações); Avenida Dr. Manoel de Carvalho (Morro do Marapé) e caminhos da Capoeira, ambos finalizados, e da Pedreira (Monte Serrat), com intervenções a serem iniciadas este semestre.

Continua depois da publicidade

Essas obras estão também inseridas em um conjunto de intervenções orientadas pela Defesa Civil, que elaborou um detalhado mapeamento das áreas afetadas pelas chuvas de março de 2020, quando o acumulado, em Santos, atingiu o maior pico dos últimos 80 anos, à época.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software