Sustentabilidade é tema de seminário em Santos

Evento reuniu autoridades, especialistas e empresários da região

Comentar
Compartilhar
08 DEZ 2017Por Da Reportagem11h13
O encontro foi uma realização da Unimonte com a Universidade São Judas, da Capital que, assim como a instituição santista, integra o grupoFoto: Divulgação

Buscar o equilíbrio entre compromisso ambiental, econômico e social nos empreendimentos portuários para promover crescimento, gerar empregos e qualidade de vida foi a tônica do 1º Seminário Unimonte & Universidade São Judas - Desenvolvimento Sustentável na Atividade Portuária,  realizado nesta quinta-feira (dia 8), em Santos, reunindo autoridades, especialistas e empresários da região.

Com cases nacionais e internacionais, os painéis tiveram a participação de José Alex Oliva, presidente da Codesp, Tim Helbo, da empresa Van Oord, José Maria Vieira Novaes, diretor-presidente do Porto Central,  e Guilherme Lotufo, biólogo pesquisador do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE).

Mediador e palestrante do evento, o economista Ricardo Amorim, debatedor do Manhattan Connection, da Globo News, defendeu que o excesso de conservadorismo com as questões ambientais dos projetos acaba comprometendo os aspectos sociais e econômicos positivos que essas propostas vão gerar. "Deve haver um equilíbrio neste tripé. O Brasil tem tudo para crescer. Mas precisa de planejamento, tecnologia e mudança de mentalidade, o que é absolutamente possível".

Por sua vez, o presidente da Codesp anunciou que ainda este mês a companhia lança um novo modal, a hidrovia, visando maior  produtividade nas operações. "Temos muitos desafios e precisamos dar respostas com trabalho e eficiência". Reitor da Unimonte, Ozires Silva, também acredita que o Brasil deve olhar para a frente para crescer, e não mais para o passado".

O encontro foi uma realização da Unimonte com a Universidade São Judas, da Capital que, assim como a instituição santista,  integra o grupo

Ânima Educação, um dos principais do País. Trata-se do primeiro evento promovido por ambas com a finalidade de trazer discussões de temas relevantes para o crescimento e desenvolvimento da região.  O seminário teve o apoio das empresas VLI Logística Integrada e Van Oord.