Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista comemora 88 anos

De acordo com o atual presidente, Claudinei Rodrigues Gato, não ocorrerá comemoração em virtude da pandemia do Covid-19

Comentar
Compartilhar
23 JUL 2021Por Da Reportagem08h00
De acordo com o atual presidente, Claudinei Rodrigues Gato, não ocorrerá comemoração em virtude da pandemia do Covid-19De acordo com o atual presidente, Claudinei Rodrigues Gato, não ocorrerá comemoração em virtude da pandemia do Covid-19Foto: DIVULGAÇÃO

O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista comemora hoje 88 anos. Fundado no dia 23 de julho de 1933 por um grupo de trabalhadores liderados pelo metalúrgico Aristides Farinazzo, o sindicato é reconhecido como um dos mais combativos na região ao logo de décadas na luta para garantir direitos e ampliar conquistas da categoria.

O Sindicato tem sede em Cubatão e possui subsedes em Santos e Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho.

De acordo com o atual presidente, Claudinei Rodrigues Gato, não ocorrerá comemoração em virtude da pandemia do Covid-19.

“Além de evitar aglomeração, também não existe clima para festa neste momento em respeito à companheiros associados e trabalhadores da ativa, além de familiares, que foram acometidos e vitimados pelo novo coronavírus”, explica o dirigente. 

Nesses anos de atuação da diretoria, houve um aprofundamento das ações do Sindicato. “Ampliamos nossa atuação de fato em toda área abrangida pela entidade que vai de Peruíbe até São Sebastião com a nossa presença in loco nas pequenas e médias empresas, levando informações importantes para a categoria, além de intervir jurídica e politicamente na defesa dos trabalhadores e mediando soluções quando foi necessário”, diz sindicalista.

A atual diretoria não se restringiu apenas as lutas da categoria. De acordo como sindicalista, os trabalhadores têm um patrimônio que deve ser, além de conservado, melhorado. 

Uma das realizações mais importantes foram as reformas das instalações da sede e das subsedes. “Aproveitamos a restrição devido a pandemia e com um quadro próprio e reduzido reformamos nesse período a sede de Cubatão que hoje, além das mudanças na recepção, foi reorganizada com espaço moderno para reuniões, assembleias, seminários, palestras, festas ou seja, eventos em geral para os associados e público em geral”, lembra Gato, ressaltando as melhorias estruturais (pintura, alvenaria, elétrica, hidráulica), nas subsedes de Santos e Guarujá que há muito não eram feitas, tornando os locais mais funcionais, especialmente planejados para oferecer melhor conforto e um melhor atendimento aos associados e dependentes.

Durante esse período também foi realizada a reforma estrutural do ginásio esportivo, o Gremetal. “Foi um ano terrível diante do problema da pandemia mas aproveitamos para melhorar as instalações tanto da sede e subsedes do Sindicato como do ginásio”, ressalta Gato finalizando que, “Assim como fomos eleitos pra defender a categoria, temos também que melhorar e conservar a entidade que é patrimônio dos trabalhadores da categoria”.

REUNIÃO.
Depois de pouco mais de um ano suspensa devido a pandemia, o Sindicato informa o retorno da Reunião Mensal do Metalúrgicos Aposentados que será realizada na próxima quinta-feira, dia 29, no auditório do Sindicato na Av. Ana Costa, 55, na Vila Mathias, em Santos. Todos os procedimentos de segurança contra o coronavírus (distanciamento social, uso do álcool em gel e uso de máscara), estão sendo providenciados.