Santos

Shopping Parque Balneário adere ao Dia Livre de Impostos

Lojistas vão conceder entre 30 e 50% de descontos nas cerca de 30 lojas participantes da iniciativa que ocorre em todo o Brasil

Da Reportagem

Publicado em 31/05/2022 às 07:00

Compartilhe:

Na próxima quinta-feira (2), será realizada a 16ª Edição do Dia Livre de Impostos em todo o País / Nair Bueno/ DL

Na próxima quinta-feira (2), será realizada a 16ª Edição do Dia Livre de Impostos em todo o País. E neste dia, mais de 30 lojas do Shopping Parque Balneário, em Santos, estarão comercializando produtos sem as taxas de tributação cobradas pelos governos. Os descontos variam de 30 a 50%.

Ontem (30), a gerente marketing do shopping, Viviani Fernandes, revelou que cada produto terá uma margem de desconto.

"O tributo não fica embutido no produto, mas os comerciantes continuam a pagá-lo para o governo. Ou seja, o lojista é que arca com o desconto. É uma boa oportunidade para se adquirir um produto e uma forma educativa do empresário se manifestar contra a alta carga tributária que se paga no país", afirma, alertando que o estacionamento do shopping também vai oferecer 16% de desconto.

O presidente do CDL Jovem Santos-Praia e lojista, Matheus Ramires, afirma que a iniciativa está aberta a todos os lojistas pelo www.dialivredeimpostos.com.br. "A ideia é também mostrar para o cliente quanto ele paga de imposto e o quanto o percentual interfere na sua renda. Pode participar lojas virtuais, prestadores de serviços, restaurantes, hotéis e outros", detalha

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ramires explica que junho geralmente é o mês escolhido para mostrar que, de janeiro a maio, os comerciantes trabalham praticamente somente para pagar impostos. "Para se ter uma ideia, quando se fala perfume, por exemplo, 79% refere-se a impostos e taxas embutidos. É importante lembrar que o desconto varia de item para item e o lojista pode optar em conceder descontos em apenas alguns produtos da loja".

O presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Obeidi, revelou que a carga tributária brasileira equivale a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Segundo ele, um automóvel tem 45% de impostos embutidos no seu valor final.

"Somos a quarta carga tributária mundial e não temos retorno nenhum sobre o que pagamos, com relação à segurança, saúde, educação, enfim. Além disso, temos o efeito cascata - imposto sobre imposto".

COMERCIANTES

A empresária Luísa Ferro, da Estação 57, está otimista. "A iniciativa aquece a economia local e cliente sai conscientizado sobre a carga tributária abusiva. Eu participo sempre. Acredito que meu faturamento deva aumentar em 30%".

Marcello Henrique Costa, proprietário da Território Alternativo 013, também participa sempre. "Vou conceder em média 33%. Esse desconto sempre atrai a clientela. Aumenta o movimento do shopping e eu devo estender o desconto um pouco após a iniciativa. Um tênis de R$ 500,00 vai custar cerca de R$ 350,00. É um bom desconto", finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Conheça os bairros onde mais se furtam ou roubam veículos em São Vicente

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) tabulou todos os dados sobre furtos ou roubos

Cotidiano

Ventania causa estragos no litoral de SP; VÍDEO

Leitores do Diário do Litoral relatam incidentes e preocupações com temporal

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter