Semana de Tecnologia de Santos vai até domingo com ampla programação gratuita

Comentar
Compartilhar
23 OUT 2019Por Da Reportagem11h00
Foto: Raimundo Rosa/PMS

A 5ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Santos (SMCT) segue até domingo (27) com ampla programação gratuita. A abertura oficial ocorreu na noite da última segunda-feira (21), no auditório da Associação Comercial (Rua Quinze de Novembro, 137, Centro Histórico), reunindo público de cerca de 80 pessoas, autoridades municipais e os convidados Paulo Cunha, executivo da empresa Amazon Web Services (Head of Public Sector for South America), e Daniel Novo, CDO (Chief Digital Officer) da empresa VLI Logística, que também participaram de bate-papo com a plateia.

"A Semana de Tecnologia, da qual participamos com a Amazon Web Services (AWS), é muito importante. Santos tem características únicas como múltiplas universidades públicas e privadas, além de uma aproximação muito grande com os principais centros econômicos, sendo ela própria um deles. Além disso, tem a formatação de novas empresas de cunho tecnológico, que chamamos de startups de tecnologia", disse Paulo Cunha.

O secretário municipal de Governo, Rogério Santos, destacou a importância dos investimentos públicos em tecnologia. "A Prefeitura tem investido na capacitação tecnológica da população, na dinamização de processos e na transparência das ações da administração por meio dos avanços digitais. Como exemplos recentes temos a Nova Ponta da Praia toda coberta por wi-fi, a entrega do prédio do Parque Tecnológico de Santos até o fim do ano e a instalação do Centro de Controle Operacional, que possibilita o detalhado monitoramento da Cidade por meio de um sistema integrado de imagens. Além disso, a Semana de Tecnologia envolve empreendedores e alunos da rede municipal em projetos que estimulam a criatividade e a inovação".

 

PROGRAMAÇÃO

Entre as atrações desta quinta edição da Semana de Tecnologia estão o hackathon Desafio Startup Cidadã, no sábado (26) e domingo (27), na Esamc Santos (Rua Dr. Egídio Martins, 181, Ponta da Praia), e as palestras e workshops sobre computação em nuvem no AWS Cloud Day, da empresa Amazon Web Services, nesta quinta-feira (24), das 17h às 21h, na Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga), com inscrições esgotadas.

A Câmara (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, na Vila Nova) também recebe nesta terça-feira (22), das 18h às 22h, o evento Caiçara Talks, com bate-papos sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação promovidos pela comunidade Caiçara Valley.

Outros destaques são os desafios de empreendedorismo, tecnologia e matemática da 7ª edição do Programa Neorama, que tem o objetivo de incentivar e promover a cultura tecnológica na rede municipal de ensino e junto às entidades parceiras da Fundação Parque Tecnológico de Santos.  

Sessões de cinema gratuitas, além de debates sobre empreendedorismo, também serão realizados sempre a partir das 16h, nesta terça-feira (22), na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua Moisés, antiga Rua 3); na quarta-feira (23), na Vila Criativa da Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto, s/nº); na quinta (24), na Vila Criativa do Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39).

 A programação completa está em  https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/5a-semana-de-ciencia-e-tecnologia.