Semana de Arte Moderna: atividades artísticas e literárias no Museu do Café

No dia 18 de fevereiro, ações relembram importante evento cultural ocorrido em 1922

Comentar
Compartilhar
14 FEV 2017Por Da Reportagem20h00
Atividades acontecem no Museu do CaféAtividades acontecem no Museu do CaféFoto: Divulgação

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um divisor de águas na cultura do nosso País. Em um período em que artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão, o evento foi uma explosão de ideias, que mostrou as novas tendências artísticas já vigorantes na Europa. Para celebrar esse momento tão importante para o Brasil, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove atividades gratuitas voltadas para as artes e literatura no dia 18 de fevereiro.

Abrindo a programação, o arquiteto e artista plástico Paulo von Poser e a professora Claudia Braga realizam, às 11h, a intervenção artística “Desenhando o Museu do Café”, onde os participantes serão envolvidos na produção de desenhos da fachada do edifício da Bolsa Oficial de Café.

Continuando a programação, a partir das 14h, o artista plástico Rodrigo de Carvalho realiza a oficina “Construindo e Desconstruindo a Figura Humana”. Baseada em artistas do movimento modernista brasileiro, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall, entre outros, a atividade transmite noções básicas de desenho e construção da figura humana. Por fim, um Sarau Literário, às 16h, promove uma roda de conversa sobre literatura e poesia com o professor Sergio Manoel Rodrigues.

Todas as atividades são gratuitas e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected]

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir do mês de dezembro até abril, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site.