Saúde em Santos tem nova clínica prestadora de ressonância magnética

Previsão é realizar 100 exames por mês em pacientes da rede municipal

Comentar
Compartilhar
26 NOV 2020Por Da Reportagem17h36
A ressonância é um exame para diagnosticar também tumores e traumasFoto: Isabela Carrari/PMS

A partir deste mês de novembro, os exames de ressonância magnética dos pacientes da rede municipal de saúde de Santos passaram a ser feitos em nova clínica particular. A escolha ocorreu após pregão eletrônico entre quatro instituições, que resultou no valor contratado de R$ 217,00 por exame, abaixo do que é previsto na tabela SUS (R$ 268,75), representando além de qualidade no atendimento, economia dos recursos do Município.

A vencedora da disputa foi a Clínica Med Rad, que fica na Rua Júlio Conceição, 296, Encruzilhada. A previsão é de realizar até 1.200 exames (100 por mês) para pacientes acompanhados pelas unidades especializadas da rede municipal (Ambesp, Instituto da Mulher, Saúde Auditiva, entre outras), agendados pela Central de Regulação.

A ressonância magnética é um exame moderno, diferente da radiografia e da tomografia computadorizada, porque não utiliza radiação (raios-X) e, sim, um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Não produz efeitos prejudiciais e permite ao radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo. Pelas imagens obtidas pelo exame, é possível fazer uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Este procedimento também é indicado para diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas.