A ressonância é um exame para diagnosticar também tumores e traumas / Isabela Carrari/PMS
Continua depois da publicidade
A partir deste mês de novembro, os exames de ressonância magnética dos pacientes da rede municipal de saúde de Santos passaram a ser feitos em nova clínica particular. A escolha ocorreu após pregão eletrônico entre quatro instituições, que resultou no valor contratado de R$ 217,00 por exame, abaixo do que é previsto na tabela SUS (R$ 268,75), representando além de qualidade no atendimento, economia dos recursos do Município.
A vencedora da disputa foi a Clínica Med Rad, que fica na Rua Júlio Conceição, 296, Encruzilhada. A previsão é de realizar até 1.200 exames (100 por mês) para pacientes acompanhados pelas unidades especializadas da rede municipal (Ambesp, Instituto da Mulher, Saúde Auditiva, entre outras), agendados pela Central de Regulação.
Continua depois da publicidade
A ressonância magnética é um exame moderno, diferente da radiografia e da tomografia computadorizada, porque não utiliza radiação (raios-X) e, sim, um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Não produz efeitos prejudiciais e permite ao radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo. Pelas imagens obtidas pelo exame, é possível fazer uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Este procedimento também é indicado para diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas.