Santos tem previsão de mar agitado nesta quinta e sexta; Previsão para o feriado é de chuva

Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, maré pode avançar em até 1,8 metros na tarde de hoje (13)

Comentar
Compartilhar
13 ABR 2017Por Da Reportagem12h11
Previsão é de maré alta nesta quinta-feira (13)Previsão é de maré alta nesta quinta-feira (13)Foto: Matheus Tagé/DL

Os moradores de Santos devem enfrentar transtornos causados pela maré na tarde desta quinta-feira (13). A informação é da Defesa Civil de Santos e do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília. A previsão é de maré elevada, que pode superar 1,8 metros por volta das 15h30 e causar alagamentos na região.

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, há previsão de maré elevada para hoje, com valores superiores a 1,8 metros. O ápice da maré acontece às 15h30 com 1,82 metros. Na madrugada desta sexta-feira a água volta a subir e pode superar 1,6 metros.

A previsão deve se repetir também nesta sexta-feira (14), quando o mar deve avançar 1,66 metros durante a tarde. 

Com relação a agitação marítima, a previsão é de ondas moderadas a 2 metros da zona costeira e superiores a 1,7 metros na Baía de Santos. Na manhã de hoje, através dos sensores da Praticagem de São Paulo foram observadas ondas de 1,25m às 7h e a previsão é que essa condição se mantenha para os próximos dois dias.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias e informam que se a previsão de hoje se mantiver, há a possibilidade de alagamento das vias públicas ocasionados principalmente pela elevação da maré, podendo ser agravado caso ocorram chuvas intensas.

Contudo, não estão previstos grandes impactos das ondas nas estruturas urbanas.

Chuva

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as chuvas em Santos atingiram o acumulado de 89,7 milímetros em 72 horas.  Apenas em abril, já choveu 239,1 milímetros, superando a média histórica do mês, que é de 204 milímetros.

Tempo no feriado

Quem pretende descer para o litoral no feriado prolongado da Páscoa deve se preparar e trazer a capa de chuva. Isso porque, a previsão do tempo é de tempo nublado com chuva a qualquer hora para os três dias. 

Segundo o Instituto Climatempo, turistas e moradores devem enfrentar um feriado molhado e com temperaturas amenas, que não devem passar dos 25ºC.