X

Santos

Santos tem mais de 600 vagas para cursos dirigidos a idosos

A Prefeitura oferece para essa faixa etária uma variedade de opções em exercícios para o corpo, a mente e fortalecimento dos vínculos comunitários

Da Reportagem

Publicado em 12/04/2017 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São ao menos 648 vagas em cursos gratuitos / Matheus Tagé/DL

Não é a toa que Santos é considerada a melhor cidade brasileira com mais de 100  mil habitantes para o idoso viver. A Prefeitura oferece para essa faixa etária uma variedade de opções em exercícios para o corpo, a mente e fortalecimento dos vínculos comunitários. São ao menos 648 vagas em cursos gratuitos promovidos pelas secretarias de Saúde, Esportes e a de Assistência Social.

O número não é fechado porque algumas atividades não têm limite de vagas, como os cursos de teatro, oficina do brincar e o baile da terceira idade, todos oferecidos pelo Centro de Convivência Isabel Garcia, mantido pela Assistência Social. Essa unidade tem 154 vagas distribuídas entre 11 atividades.

Outro centro de convivência, o da Zona Noroeste, possui 312 vagas em 17 oficinas, enquanto o Centro de Convivência Vida Nova está em fase de recadastramento e só em maio terá o número de lugares disponíveis.

Os idosos são encaminhados aos Ceconvs pelos serviços socioassistenciais. Para participar é necessário apresentar RG, CPF, duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência e atestado médico.

Esportes e Saúde 

A Secretaria de Saúde oferece o programa Movimente-se com Música e Dança, que visa prevenir doenças e promover a saúde dos pacientes com 60 anos ou mais, cadastrados na rede municipal de saúde. São grupos que se formam nas policlínicas e não têm limite de participantes.

As danças são adaptadas em virtude do grau de limitação física dos praticantes. Para participar não é necessário nenhum documento, basta ir a uma unidade que oferece o serviço e entrar no grupo.

Na Secretaria de Esportes, o Centro Comunitário M. Nascimento tem 163 vagas distribuídas entre os cursos de alongamento, ginástica e hidroginástica para a terceira idade. Já o Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste tem 19 vagas, sendo 15 para ginástica e quatro para vôlei. Nos dois locais os interessados devem apresentar RG, comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes e atestado médico atualizado.

Mais sucesso

Outro exemplo de sucesso é o Espaço do Idoso, que registra 1.270 inscritos nas 30 oficinas desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Alfaia Rodrigues, 260 (Aparecida). As vagas estão esgotadas desde o mês passado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter