Santos

Santos supera São Paulo e ganha destaque nacional em faturamento de franquias

A cidade aparece entre as primeiras do País em crescimento do setor, estando à frente até de capitais e grandes centros

Giovanna Camiotto

Publicado em 30/10/2025 às 06:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cidade ficou em terceiro lugar no ranking das 30 localidades que mais ampliaram a receita / Pexels

Continua depois da publicidade

Santos ultrapassou cidades de grande porte, incluindo São Paulo, no crescimento de faturamento do setor de franquias no Brasil. A cidade ficou em terceiro lugar no ranking das 30 localidades que mais ampliaram a receita no primeiro semestre, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O desempenho santista, que teve alta de 19,51% no semestre, ficou atrás apenas de Porto Alegre e Jundiaí. A média nacional de crescimento do setor foi de 11,6% no período. No total, as franquias instaladas em Santos movimentaram R$ 756,1 milhões, contra R$ 632,7 milhões no mesmo período de 2024. Em quarto lugar no ranking, São Paulo registrou avanço de 14,64%.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Receita apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

• Mega investimento: Porto de Santos abre licitação para construção de condomínios

• Luzes no picadeiro: Santos recebe evento gratuito de circo por uma semana

"Santos tem investido na ampliação de sua infraestrutura urbana. Todo esse trabalho traz desenvolvimento, que impulsiona a geração de empregos e renda. Esse ambiente, que também engloba a capacitação profissional, é favorável ao empreendedorismo", destaca o prefeito Rogério Santos.

Universo das franquias

De acordo com o levantamento, 69% dos municípios brasileiros já contam com unidades franqueadas. Em Santos, o movimento tem forte ligação com segmentos ligados ao Porto e serviços, enquanto o cenário nacional aparece ligado ao agronegócio, que se destaca como força para metade das 30 cidades ranqueadas.

Continua depois da publicidade

Entre as categorias, os destaques em nível nacional são Alimentação – Comércio e Distribuição, que responde por 23% do faturamento registrado, tendo sido impulsionada pelas vendas de Páscoa. Em seguida, Saúde, Beleza e Bem-Estar respondeu por 15% do total e Limpeza e Conservação ficou com 12%, empatado com Serviços Automotivos e Alimentação – Food Service.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software