Santos

Santos supera 13,5 mil pontos com iluminação LED e amplia modernização urbana

Programa iniciado em 2023 já recebeu R$ 24,5 milhões em investimentos

Luna Almeida

Publicado em 08/01/2026 às 00:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A substituição das lâmpadas convencionais por LED traz benefícios diretos à população / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Santos encerrou o ano de 2025 com um avanço expressivo na modernização da iluminação pública. Ao todo, 4.751 novos pontos passaram a operar com tecnologia LED somente neste último ano, elevando para mais de 13,5 mil o total de luminárias modernizadas na Cidade. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O programa, implantado pela Prefeitura em maio de 2023, já recebeu investimentos que somam R$ 24,5 milhões ao longo dos últimos três anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Revitalização é entregue e famosa ciclofaixa é liberada em Santos

• Prazo curto: pais têm até 21 de janeiro para garantir vaga em escola municipal de Santos

• Vacinação contra a dengue é retomada em Santos com foco na segunda dose e dengue

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fabrício Cardoso, a substituição das lâmpadas convencionais por LED traz benefícios diretos à população. 

“A iluminação é mais clara e homogênea, tem durabilidade muito maior e reduz a necessidade de manutenção. Isso diminui falhas nas vias públicas, contribui para a prevenção de acidentes e amplia a sensação de segurança no período noturno”, destacou.

Continua depois da publicidade

De acordo com o engenheiro eletricista Paulo Aguina, responsável técnico pelo programa, somente em 2025 dez bairros passaram a contar integralmente com iluminação em LED. 

Foram finalizados os serviços no Gonzaga, Rádio Clube, Estuário, São Jorge, Caneleira, Campo Grande, Vila Mathias, Encruzilhada, Jabaquara e Macuco. Além deles, Piratininga, José Menino, Pompeia e Vila Belmiro também já dispõem totalmente da nova tecnologia.

Dezembro

No último mês do ano, a modernização alcançou 72 vias distribuídas por diferentes regiões da Cidade. Receberam LED 48 ruas da Areia Branca, 13 do Embaré, seis do Boqueirão, três do Morro do José Menino, uma da Aparecida e todos os acessos da Ilha Diana. 

Continua depois da publicidade

Nessas áreas, a economia estimada no consumo de energia chega a 47%, com redução de 50.140 para 26.375 quilowatts-hora.

Na Areia Branca, foram contempladas dezenas de vias, entre elas José Luís Câmara da Costa, Inácio de Andrade, Alberto Passos, Antônio Baptista, Benedito Gonçalves, Braz Antunes, Guiomar Fagundes, Olga Deon Athié, Francisco Gomes, Gabriel Rollo, Manoel Cabeças, Miguel Guerra, René Baccarat, Simão da Costa, Valentim Bouças e Walter Belian, além de diversas outras ruas do bairro.

No Embaré, a substituição ocorreu nas ruas Álvaro Alvim, Benjamin Constant, Castro Alves, Delfim Moreira, Galeão Coutinho, General Jardim, Greenhalgh, Manoel Vieira Coelho, Oscar Sampaio, Pedro Ivo, Presidente Arthur Bernardes e Torres Homem, além da Praça Joaquim Murtinho.

Continua depois da publicidade

Já no Boqueirão, foram beneficiadas as vias Lincoln Feliciano, Pindorama, Marechal Hermes, Soares de Camargo, Thomé de Souza e João Gonçalves Neto. No Morro do José Menino, a modernização atingiu as ruas Seis, Oito e G. 

Na Aparecida, a iluminação da Rua Torres Homem foi atualizada, enquanto na Ilha Diana todos os acessos passaram a contar com LED.

Os serviços de modernização da iluminação pública estão sendo executados pelo consórcio formado pelas empresas Seven, Quantum e Fortnort, responsável pela implantação do sistema em Santos.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software