X

Bem Estar

Santos receberá ação de promoção de saúde bucal feminina neste sábado (7)

Será a primeira vez que o projeto estará em Santos

Da Reportagem

Publicado em 05/10/2023 às 08:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Van odontológica também marcará presença / Carlos Nogueira/PMS

Você sabia que as mulheres enfrentam desafios exclusivos em relação à saúde bucal?  Ao longo do ciclo menstrual, durante a gravidez e principalmente na menopausa, por conta das flutuações hormonais, a perda óssea e a redução da produção de saliva são problemas comuns, e podem aumentar o risco de cáries e doença periodontal. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Este tema será aprofundado neste sábado (7), em uma ação do Projeto Salivando, da USP, em parceria com a Seção de Atendimento à Rede e Prevenção em Saúde Bucal (Seaprev), na Concha Acústica (Av. Vicente de Carvalho s/nº - canal 3), das 10h às 14h. É a primeira vez que o projeto estará em Santos.

A ação gratuita é aberta ao público, com o objetivo de esclarecer para a população quanto às causas e tratamentos possíveis para a boca seca, orientar quanto à higiene bucal e prevenção de câncer bucal. 
Além das orientações, a ação contará com a van odontológica, disponível para os munícipes que quiserem passar por uma avaliação gratuita, também serão entregues kits de higiene bucal.

O Salivando é um projeto de Cultura e Extensão da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).  Seu objetivo é propagar informação científica de um modo simplificado para a população em geral, com enfoque em saliva e patologias bucais.

Uma das funções principais da saliva é a lubrificação da cavidade oral. Além disso, ela é responsável pela formação do bolo alimentar, facilitando a identificação dos sabores, também mantém a integridade das mucosas, protegendo as mesmas quando há a ingestão de alimentos que podem prejudicá-las, como alimentos muito quentes ou frios. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Motoristas enfrentam lentidão na Rodovia dos Imigrantes sentido Capital

Segundo a Ecovias, a Rodovia Imigrantes tem tráfego lento no sentido São Paulo, do km 52 ao km 46 e do km 59 ao km 58, pelo alto fluxo de veículos

Guarujá

Carro capota no Guarujá na madrugada deste domingo

Em imagens que circulam nas redes, é possível ver o veículo virado de cabeça para baixo na via

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter