X

EVENTO CULTURAL

Santos recebe exposição que celebra os 150 anos da imigração italiana

Para uma imersão completa na cultura italiana, uma programação com diversas apresentações

Da Reportagem

Publicado em 29/02/2024 às 15:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento acontece de forma gratuita / Pexels - Renan Martini

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A cidade de Santos vai receber uma exposição que marca os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Com o Praiamar Shopping como local, a amostra tem o objetivo de contar a trajetória dos italianos até o Brasil. A atração acontece até o dia 10 de março na Praça Central, no horário de funcionamento do empreendimento. A entrada é gratuita. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


A exposição conta com totens que relatam a história da imigração italiana, um painel instagramável, objetos clássicos de algumas famílias nativas e uma icônica lambreta. Além disso, quatro genealogistas estarão no local para auxiliar as pessoas que desejam descobrir informações sobre os seus antepassados. A orientação será gratuita, de segunda a sexta-feira, das 14 às 22 horas; aos sábados, das 10 às 22 horas. Já aos domingos, das 11 às 22 horas. 

Um pedacinho da Itália no Praiamar

Para uma imersão completa na cultura italiana, uma programação com diversas apresentações. No domingo (3), às 18h30, o Coral Mário Tirolli sobe ao palco do empreendimento. Na quinta-feira (7), às 19 horas, muita dança e música com o Arte no Dique. 

São Sebastião se transforma em um pedacinho da Itália

Na sexta (8), das 18 às 22 horas, os retratos de Época by Fernando de Paula animam o público. Nesta ação, as pessoas podem vestir figurinos e tirar fotos em cenários antigos. Já no domingo (10), às 17 horas, terá uma apresentação de Tarantella, dança popular do país, com o grupo Folclórico Vinhedense, La Bella. 

A gerente de marketing do Praiamar Shopping, Viviane Morimoto, destaca o objetivo da ação. “Além de homenagear os 150 anos da imigração, pensamos em uma ação interativa para o público desbravar a história dos italianos, curiosidades, conhecer a cultura e ainda se divertir com todas as atrações da exposição”, afirma. 

Imigração italiana

A Imigração Italiana no Brasil é celebrada no dia 21 de fevereiro, data que marca o desembarque de mais de 380 italianos que estavam a bordo do navio La Sofia, no Espírito Santo. 

Uma viagem encatadora pela Itália

Segundo o Consulado Geral da Itália em São Paulo, o Estado abriga entre 15 e 20 milhões de descendentes de italianos e cerca de 345 mil ítalo-descendentes com cidadania italiana reconhecida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter