X

Santos

Santos recebe 3º Encontro Nacional de Contadores de Histórias de 22 a 24 de novembro

Programação gratuita contará com apresentações, oficinas formativas e leituras

Da Reportagem

Publicado em 18/11/2019 às 10:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A artista Camila Genaro é uma das participantes / Divulgação

Com o objetivo de promover um encontro para reflexão, criação, trocas de experiências e ação cultural voltada para a arte de contar histórias, será realizado de 22 a 24 de novembro, em Santos, com entrada gratuita, o 3º Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen.

O principal objetivo do projeto é oferecer ao público diferentes situações envolvendo a narração de histórias que possam inspirar ações educativas, culturais e que evidenciem a importância da palavra e do convívio nos dias atuais.

O Encontro é estruturado de maneira a oferecer aos participantes oficinas e encontros que visam a aprendizagem e aperfeiçoamento da arte de contar histórias, um espaço para a discussão de questões fundamentais a respeito do papel do contador de histórias e apresentações culturais mostrando as diferentes maneiras de se narrar histórias.

Durante o Terceiro Encontro também acontecerá a outorga do prêmio Maryse Dalmaso ao escritor pesquisador baiano Marco Haurélio. Este prêmio foi criado pela Associação Eduardo Furkini e é um reconhecimento às pessoas que durante sua vida se dedicaram a educar utilizando como ferramenta a narração de histórias.

Todas as atividades são gratuitas, respeitando a lotação dos locais de apresentação e número de vagas para as oficinas.

A abertura acontece na sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 19h, no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão). O cerimonial contará com Claudia Gonçalves, Presidente do Instituto Cultural Vasco Carmano e Rafael Leal, Secretário de Cultura de Santos. Em seguida, encontro com o autor Joaquim Maria Botelho e lançamento do livro de sua autoria "Lá Dentro". Para encerrar a noite, palestra "Como as histórias entraram na minha história"  com a Professora , Escritora e Contadora de Histórias,  Andréa Souza.

 Terceiro Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen

Tema: Contar para Educar – Um panorama sobre a importância da narração ontem e hoje.

Curadoria: Alexandre Camilo e Camila Genaro.

Realização: Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves.

Produção Executiva: Criando Ideias e Soluções Artísticas Ltda.

Coordenação: Cláudia Gonçalves e Simone Santiago.

Apoio Cultural: Araquarela, Associação Eduardo Furkini; Associação Viva e Deixe Viver, Hotel Ibis, Pinacoteca Benedicto Calixto; Secretaria de Cultura de Santos; Xis Design.

Site: projetopolen.org.br

Curadoria

Alexandre Camilo

Ator, diretor teatral, contador de histórias, educador, autor de diversos espetáculos teatrais e de contação de histórias, performances temáticas e de livros infantis e adultos. Desde criança é encantado com a palavra e pelo seu poder transformador. Logo no início de sua carreira se interessou pelo teatro aplicado à educação e também pela narração de histórias. Aprofundou os estudos da arte de contar histórias com grandes mestres, estudou também PNL.

É o fundador da Cia de Teatro Era Uma Vez... e da Creative Storytelling School. Idealizou e coordenou em 2010 o Projeto Presente Cultural, que levou os espetáculos de contação de histórias Recontando e Invenção de Palavra para mais de 5 mil alunos e professores de escolas públicas. Idealizou e coordena os Projetos Semeando Histórias e Ação do Coração, da Associação Eduardo Furkini. No Projeto Semeando Histórias voluntários levam a contação de histórias a casas de repouso, creches, escolas e hospitais. Já a Ação do Coração é uma Campanha que todos os anos reúne milhares de pessoas no dia 02 de agosto para trocarem corações simbolizando bons sentimentos. Além dos corações são arrecadadas toneladas de alimentos, roupas e brinquedos para comunidades carentes. É o idealizador e curador do Projeto Pólen de Incentivo à Leitura, iniciado em 2008 pelo I.C.V.C. Este Projeto reúne atividades de incentivo à leitura e fomenta o Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen, que em 2019 está em sua terceira edição (cocuradoria com Camila Genaro). Camilo viaja por todo o Brasil em apresentações teatrais, de contação de histórias e também ministrando cursos, oficinas e palestras.

 

Camila Genaro

Contadora de Histórias, educadora, apresentadora de TV. Camila é Acadêmica-Patrona da cadeira 18 da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH). Participa do Coletivo Línguas Encantadas e Encantantes de São Paulo, que reúne outros narradores com objetivo de fortalecer a arte da tradição oral. Na Baixada Santista, apresento o programa de TV Caixa Surpresa – com Camila Genaro e faz eventos em bibliotecas, livrarias, festas, escolas públicas e particulares e entidades filantrópicas. Além de ser orientadora do Curso Livre de Contação de Histórias A Arte da Narrativa e da Oficina O objeto contador de História – A importância do objeto na arte da narrativa. Pelo Brasil e pelo mundo faz apresentações em Feiras de Livros, Encontros Nacionais e Internacionais de Contadores de Histórias. É cocuradora do Segundo e do Terceiro Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen.

 

Sinopses das Oficinas

Oficina Brincando a Gente Aprende

UNA, DUNA, TENA, CATENA – BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Instrutor: Lenice Gomes

Data: 23.11.2019

Horário: 10h às 13h

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Salão Nobre

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

Vagas limitadas

Ingresso: um livro usado em bom estado para o Projeto Livro Livre

 

Oficina Voluntários Contadores de Histórias na Saúde e na Educação - Uma vivência com o jogo "Eu Conto!"

Neste encontro será contextualizado a experiência da Associação Viva e Deixe Viver na formação de voluntários contadores de histórias que atuam em cidades de vários estados do país e será realizada uma vivência com o premiado jogo de cartas "Eu Conto!", desenvolvido pela equipe da Associação.

Instrutor: Luciana dos Santos Bernardo, da Associação Viva e Deixe Viver

Data: 23.11.2019

Horário: 14h às 17h

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Espaço Cultural

Ingresso: um livro usado em bom estado para o Projeto Livro Livre

 

Oficina Ruth Guimarães, Artesã da Palavra

Esta oficina pretende dar a conhecer para o grande público a obra da escritora e folclorista Ruth Guimarães, que desenvolveu inúmeras atividades, tendo como eixo principal a palavra seja como poeta, contadora de histórias, romancista, tradutora, jornalista, docente, ensaísta e outras atividades ao longo dos seus 93 anos.

Esse trabalho visa focalizar, no repertório da autora, as narrativas de características facilitadoras para ser contadas e incluindo um trabalho de contextualização de gêneros literários e orais abordados por nossa homenageada e para, finalmente, mergulhar no significado dos seus contos explorando as grandes possibilidades que oferecem suas histórias para serem desdobradas em projetos pedagógicos, literários e culturais.

Instrutor: Daniel D'Andrea

Data: 24.11.2019

Horário: 10h às 13h

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Salão Nobre

Vagas limitadas

Ingresso: um livro usado em bom estado para o Projeto Livro Livre

 

Convidados

Andréa Souza

Escritora, com quatro livros publicados, cordelista, palestrante, é professora de pós-graduação nos cursos Linguagens da Infância, do Centro Universitário Ítalo Brasileiro em São Paulo e A Arte de Contar Histórias, da Faculdade do Distrito Federal e Associação Amigos das Histórias, em Brasília. É formadora de educadores infantis no Brasil pela Fundação ABRINQ e Coordenadora Geral do Centro Cultural de Santo Amaro, em São Paulo. Conta histórias em todo lugar. Faz questão de ocupar espaços pouco "concorridos" como cemitérios, barcos, maternidades, asilos e prisões.

 

Daniel D'Andrea

Arte educador social, pesquisador das narrativas de tradição oral, formador de docentes na importância da arte de contar histórias, estuda os contadores populares, suas técnicas e repertórios. Defende a importância da prática de narrar cotidianamente no âmbito familiar e comunitário, enfatizando os significados culturais e vinculares da prática, assim como fortalecer a riqueza e capilaridade desta prática ancestral, ressignificada nos tempos contemporâneos, pela valorização das trajetórias de vida e memória dos grupos comunitários, e promoção dos valores humanos.

 

Joaquim Maria Botelho

Jornalista, mestre em Crítica Literária, escritor e palestrante. Trabalhou em revistas, jornal, emissoras de televisão, sempre no âmbito do jornalismo e comunicação. Foi professor da Universidade de Taubaté e presidente da União Brasileira dos Escritores por três mandatos. É autor de diversos livros e vive a mais de 40 anos de contar histórias de gente que enfrentou o inusitado, ou mesmo que passou a existência dentro do comum e do cotidiano repetido, lá fora.

 

Lenice Gomes

Lenice Gomes nasceu em Jupi, no agreste pernambucano. É bacharela em história, com especialização em literatura infantil e juvenil, tornou-se escritora e contadora de histórias, dedicando-se também à pesquisa da cultura popular. Ministra cursos, oficinas e palestras, além de coordenar projetos de leitura no interior de Pernambuco. É autora de mais de 40 títulos infanto-juvenis, produção iniciada em 1993 com "Viva Eu, Viva Tu, Viva o Rabo do Tatu". Em 2004 dois livros de sua autoria entraram para o Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil "Quando Eu Digo Digo Digo" e "O Tempo Perguntou pro Tempo" e um terceiro "Brincando Adivinhas" recebeu o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ e Menção Honrosa do Prêmio Jabuti na categoria de Ilustração de Livro Infantil e Juvenil. É fundadora e coordena junto com Clenira Melo a Cia. Palavras Andarilhas e é a curadora do projeto Noite de Histórias, na cidade do Recife.

 

Lucélia Borges

Contadora de histórias, produtora cultural, artesã, ilustradora e xilogravadora. Formou-se em Letras/Inglês pela UNEB-BA, é mestranda no programa de Estudos Culturais- EACH/USP. Foi idealizadora e curadora do projeto No Sopro da Cultura, realizado em Serra do Ramalho - Bahia, apoiado pela FUNARTE. É secretária-geral do Instituto Leandro Gomes de Barros. É uma das idealizadoras do projeto "Cordel, a Poesia Encantada do Sertão", aprovado pela SECULT/BA. Pesquisa as manifestações da Cultura Popular: oralidade, dança e folguedos.

Luciana dos Santos Bernardo

Publicitária formada pela FAAP e pós-graduada pela ESPM em Comunicação com o Mercado. É voluntária e membro do Conselho da Associação Viva e Deixe Viver desde 2005, quando iniciou seus trabalhos no Terceiro Setor. Representou a Viva internacionalmente entre os anos 2005-2007 como voluntária do UVA Children's Hospital e em seu retorno ao Brasil presidiu a Associação por três anos.

 

Marco Haurélio

Marco Haurélio nasceu em 1974 em Ponta da Serra, na época município de Riacho de Santana, sertão baiano. Poeta popular, professor, folclorista e editor, muito cedo tomou contato com a literatura de cordel, tendo escrito sua primeira história aos seis anos e adquirido intimidade desde a infância com a cultura sertaneja, quando conheceu, graças ao convívio com sua avó paterna, vários contos populares. É uma referência na literatura de cordel, gênero no qual publicou boa parte de sua obra; autor de livros infantis e juvenis além de coletâneas de histórias tradicionais como Contos e fábulas do Brasil e Vozes da Tradição. Radicado em São Paulo desde 1997, é um dos fundadores da Caravana do Cordel, movimento ativo na cena paulista. Formado em Letras pela UNEB, viaja o país proferindo palestras e ministrando oficinas sobre o cordel e temas relativos à cultura popular brasileira.

 

William Reis

Músico, contador de histórias, atual Presidente da Associação Amigos das Histórias e administrador do curso de Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias, em três Estados (MG, GO e DF), apresentador do programa Amigos das Histórias, no canal 12 da NET_TV Comunitária DF e coordenador executivo do programa Bibi, Vem Histórias Aí, da Rádio Nacional, de Brasília/DF. William já foi membro do Conselho de Cultura de Taguatinga/DF e é o idealizador de eventos literários como Caravana de Histórias e do evento em homenagem ao Dia Internacional do Contador de Histórias realizado todos os anos em, em Brasília/DF.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter