X

Santos

Santos promove treinamento sobre a varíola dos macacos para profissionais de saúde

O chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), Willian Fioratti, destacou a necessidade da ação como uma forma de prevenir o aumento expressivo dos casos

Da Reportagem

Publicado em 04/08/2022 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prevenção para a varíola dos macacos / FOTOS FRANCISCO ARRAIS

O Departamento de Vigilância em Saúde e a Escola da Saúde de Santos realizaram, nesta quinta-feira (4), um treinamento sobre a varíola dos macacos para os profissionais da rede de saúde pública de Santos. O evento abordou as características e traçou um panorama epidemiológico da doença, além de tratar dos protocolos necessários para identificação dos sintomas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Também foram distribuídos materiais para realização da coleta de material biológico para análise laboratorial, cuja forma de manejo foi orientada durante o evento. Este é o segundo treinamento sobre a varíola dos macacos realizado pela Secretaria de Saúde de Santos. Na última quarta-feira (3), as mesmas informações foram transmitidas de forma on-line para profissionais da rede particular.

O chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), Willian Fioratti, destacou a necessidade da ação como uma forma de prevenir o aumento expressivo dos casos. "Essa capacitação é de suma importância para dar o alerta a toda a equipe e profissionais envolvidos, e fazer a identificação dos casos o mais rápido possível, para que o paciente seja precocemente isolado, internado ou liberado para isolamento domiciliar, se for preciso."

O secretário de saúde, Adriano Catapreta, destaca que não há motivo para pânico. "Neste momento, temos quatro casos confirmados da doença, todos sem gravidade. Seguimos no monitoramento destes pacientes até o término do isolamento domiciliar, além de acompanharmos os outros quatro suspeitos, que também já se encontram isolados. A capacitação visa aprimorar ainda mais a comunicação entre as redes pública e privada e destacar a importância das práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde no enfrentamento à doença".

VARÍOLA DOS MACACOS

Os sintomas da doença incluem erupções na pele, febre, fraqueza, mal estar, dor de cabeça, inchaço e dor nos gânglios (principalmente atrás da orelha e atrás da cabeça). As erupções cutâneas costumam aparecer três dias após os sintomas iniciais e permitem diagnóstico clínico diferencial.

Os pacientes que apresentarem sintomas devem procurar a policlínica de referência do bairro em que moram, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam ininterruptamente.

PREVENÇÃO

- Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele

- Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença

- Higienizar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel

- Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais

- Usar máscaras, protegendo-se contra gotículas de saliva, entre casos confirmados e contactantes

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter