Santos

Santos prevê chuvas fortes e rajadas de vento de até 70 km/h no Réveillon

A Defesa Civil monta esquema especial para a virada do ano e monitora risco de temporais entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro

Giovanna Camiotto

Publicado em 27/12/2025 às 18:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Santos entrou em estágio de atenção máxima para as celebrações de Ano Novo / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Santos entrou em estágio de atenção máxima para as celebrações de Ano Novo. De acordo com a Defesa Civil, a chegada de uma frente fria trará chuvas persistentes e ventos significativos a partir de 30 de dezembro. O cenário mais crítico é esperado para os dias 1º e 2 de janeiro, quando o volume de chuva pode atingir 50 milímetros e as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h, exigindo cuidado redobrado de turistas e moradores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para coordenar a resposta a possíveis eventos extremos, o prefeito Rogério Santos participou de uma reunião estratégica com o governador Tarcísio de Freitas e concessionárias de serviços públicos. "Em Santos, estamos prontos para agir de forma integrada, com alerta especialmente para os dias 1º e 2, quando estaremos atentos aos radares da meteorologia e a elementos que possam antecipar os riscos", afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Restaurantes que fazem de 2025 um bom ano para comer em Santos

• Santos cozinha com sensação de 41ºC e supera o Rio de Janeiro; litoral sofre com calor

• Santos tem alta no turismo e deve receber mais de 3 milhões de visitantes só no verão

Monitoramento de áreas de risco

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) já está em operação plena, monitorando mais de 13 mil moradias, incluindo todos os 17 morros da cidade. O efetivo foi reforçado com 140 servidores adicionais para garantir que as áreas de risco alto e muito alto recebam orientações imediatas em caso de saturação do solo. Embora o mar não apresente alerta de ressaca no momento, a combinação de solo úmido e ventos fortes mantém as equipes em prontidão 24 horas.

O governador Tarcísio de Freitas reforçou a importância da vigilância municipal durante a operação SP Sempre Alerta. "É fundamental que as defesas civis e os municípios estejam atentos aos sinais emitidos. Preparo e prevenção são cruciais, e estamos com todo o Estado mobilizado para garantir a segurança da população", destacou o governador.

Continua depois da publicidade

Como se proteger e receber alertas

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de encosta durante temporais e fique atenta a sinais de movimentação de terra, como rachaduras em muros ou árvores inclinadas. Em caso de emergência, os telefones de contato são o 199 ou (13) 3208-1000. Para receber alertas meteorológicos em tempo real via SMS, basta enviar o número do seu CEP para o canal oficial 40199.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software