Santos

Santos nomeia 50 novos guardas e atinge maior efetivo da história

Convocados devem realizar exames admissionais antes da posse; novos agentes passam por curso de formação

Luna Almeida

Publicado em 07/04/2026 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Após a realização dos exames, os futuros servidores devem aguardar a convocação para a posse / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Santos nomeou os últimos 50 guardas civis municipais (GCMs) previstos no concurso realizado em 2023, completando o total de 200 profissionais chamados pela Administração. Apenas em 2026, já foram nomeados 103 agentes, elevando o efetivo da corporação para 544 integrantes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os convocados devem entrar em contato com a Seção de Medicina do Trabalho (Semed) pelo e-mail [email protected], enviando documento com foto em até três dias úteis após a publicação da portaria de nomeação. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mega desafio de engenharia pode contar com obra milionária e mudar a paisagem de Santos para sempre

• Vice-prefeita de Santos nega candidatura a deputada e reafirma permanência até 2028

• Prefeitura de Santos abre concurso de fotografia para valorizar arte e memória nos cemitérios

O procedimento é necessário para o agendamento dos exames médicos pré-admissionais e emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), etapa obrigatória para o início das atividades.

Após a realização dos exames, os futuros servidores devem aguardar a convocação para a posse, que será publicada no Diário Oficial em até 30 dias após a nomeação.

Continua depois da publicidade

Formação obrigatória

Depois da posse, os novos guardas passam por um curso de formação com duração de seis meses antes de iniciarem a atuação nas ruas. 

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas sobre rotina profissional, Código de Posturas, legislação penal e constitucional, direito ambiental, Lei Maria da Penha, além de conteúdos sobre os estatutos da criança e do idoso.

O treinamento também aborda temas como relações humanas, cidadania, defesa pessoal, técnicas operacionais e uso de armamento tático.

Continua depois da publicidade

Mais agentes em atividade

Antes desta etapa, no dia 27 de março, a corporação já havia formado 36 novos guardas, que já estão atuando na Cidade.

As informações completas sobre a nomeação podem ser consultadas no Diário Oficial desta segunda-feira (6).

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software