Megaterminal de contêineres foi projetado para ser instalado atrás do Cais do Saboó, na margem direita do Porto de Santos / PMS/Divulgação
Continua depois da publicidade
Durante uma reunião realizada nesta terça-feira (20), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em Brasília (DF), foram asseguradas compensações e benefícios aos santistas, ao empresariado local e aos trabalhadores portuários, diante da construção do Terminal de Contêineres (Tecon Santos 10).
O megaterminal projetado para o Porto de Santos é considerado o maior arrendamento portuário do Brasil, com investimentos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos.
Continua depois da publicidade
Estiveram presentes o prefeito Rogério Santos e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), que se reuniram com o diretor-geral da ANTAQ, Caio Faria.
A articulação é feita em função dos impactos logísticos, urbanos e econômicos que o projeto trará para todo o litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O megaterminal de contêineres foi projetado para ser instalado atrás do Cais do Saboó, na margem direita do Porto de Santos, ocupando uma área de 621.975 m². Com sua conclusão, o Brasil deverá saltar da 46ª para a 15ª posição mundial em capacidade de movimentação de contêineres.
O projeto será implementado em fases, com operação plena prevista para o nono ano após o início do contrato. O leilão está previsto para acontecer em 2025, na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), após análise do TCU e publicação do edital.
A FPPA solicitou formalmente que o texto do edital delegue ao vencedor a responsabilidade imediata pela execução da obra, logo após a assinatura do contrato, além da construção de um cais público, uma reivindicação dos trabalhadores portuários.
Continua depois da publicidade
O deputado Paulo Alexandre Barbosa ainda ressaltou a importância de conciliar o desenvolvimento econômico com a qualidade de vida da população e mencionou questões relacionadas a outros projetos, como os de acesso à Baixada e a transferência do Terminal de Passageiros do bairro Macuco para o Valongo.
O Porto de Santos reafirma sua posição de destaque ao ser reconhecido como o maior da América Latina, de acordo com o informe portuário 2023-2024 publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).
O levantamento, divulgado em 12 de março, baseia-se nos dados de movimentação de contêineres referentes a 2023.
Continua depois da publicidade
Segundo o relatório, o Porto de Santos lidera o ranking latino-americano com uma movimentação de 4,3 milhões de TEU (unidade padrão para medição de contêineres), considerando apenas o porto público, sem incluir o complexo portuário como um todo.