X

Celebração

Santos: Mural que retrata a travessia oceânica de imigrantes italianos começa a ser revitalizado

Obra faz parte das comemorações em Santos aos 150 anos da imigração italiana no Brasil

Da Reportagem

Publicado em 03/03/2024 às 15:50

Atualizado em 03/03/2024 às 18:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O mural foi idealizado pela italiana Giulia Lavinia Lupo, que há 7 anos chegou ao País e se apaixonou por Santos / Divulgação

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A revitalização do Valongo já começa a dar novos ares na Região Central. Na manhã deste sábado (2), o mural artístico ‘Um Mar de Esperança’ foi inaugurado na Rua Tuiuti, em frente ao futuro Parque Valongo. A obra faz parte das comemorações em Santos aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

“A cultura é a melhor forma de unir as pessoas. Além de reunir Gênova e Santos neste mural e revitalizar a Região Central, estamos revivendo a história e preservando a memória dos imigrantes italianos em Santos”, destacou o prefeito Rogério Santos.

O vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, que participou da solenidade, afirmou que a cidade italiana também vai instalar um mural com menção a Santos na sua área portuária, reforçando as ligações culturais que as duas cidades têm. 

Os projetos da geminação italiana - que torna Santos e Gênova cidades-irmãs, cujo termo foi assinado na última sexta (1º) - e da criação do mural surgiram durante reuniões de representantes da Prefeitura com a equipe da Società Italiana di Santos.

“Começamos a conversar, no ano passado, quando o diretor da Società Italiana, Fabio Niosi, nos trouxe os projetos. E o resultado pode ser visto agora com esse mural, realizado num local que permite integrar a revitalização do Centro, o Parque Valongo e a história”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, explicando que no imóvel onde está o mural já funcionou o Consulado Italiano em Santos.

A obra

O mural foi idealizado pela italiana Giulia Lavinia Lupo, que há 7 anos chegou ao País e se apaixonou por Santos. “Sou da nova geração de italianos imigrantes que chegaram ao Brasil e estar aqui hoje entregando esta obra é emocionante para mim”, diz ela, que fez a curadoria do trabalho.

“Escolhemos dois artistas, um de São Paulo e outra de Santos, que conseguiram dialogar de forma boa, resultando nesta belíssima obra”. O artista e morador de São Paulo (Capital) Apolo Torres ficou encarregado de traduzir em imagens os aspectos da imigração, já a santista Julliana Rosa representou a arte de Santos.

O painel traz uma narrativa da história da imigração. No ínicio da jornada, há uma italiana que sai de Gênova, representada por uma garota olhando para um navio, ao lado da ‘Lanterna’ de Gênova, símbolo da cidade italiana que tem 77 metros de altura, sendo o farol mais alto do Mediterrâneo.

O painel também mostra a chegada a Santos com malas, ramos de café e pássaros. “Ela sabe que vai viajar para uma nova vida, levando todos os medos, as emoções e esperanças na bagagem. Depois, chega a Santos, sempre com muita esperança, sabendo que muitas coisas boas virão”, explica Giulia.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sabesp interrompe abastecimento de água em bairros de São Vicente

Serviços podem interferir no fornecimento nesta semana e na próxima

Diário Mais

Saiba os melhores pontos para observação de Ovnis no litoral de SP

Os locais citados estão em Peruíbe

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter