Santos

Santos inicia vacinação contra bronquiolite e pneumonia nesta terça (9)

O município vai a aplicar imunizante do Ministério da Saúde em grávidas a partir da 28ª semana para proteger os recém-nascidos

Giovanna Camiotto

Publicado em 09/12/2025 às 04:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Santos vai oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

Santos vai oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), após adesão por meio Ministério da Saúde. As doses estarão disponíveis nas policlínicas a partir desta terça-feira (9), das 9h às 16h, para gestantes a partir da 28ª semana de gestação e que realizam pré-natal nas redes pública ou privada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com foto e a caderneta de pré-natal. No caso de gestantes menores de 18 anos, é obrigatória a presença de um responsável.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Projeto de lei propõe incluir vacina contra Meningite B no calendário nacional do SUS

• Butantan esclarece 10 boatos sobre a vacina do HPV e reforça eficácia do imunizante

• Dengue: nova vacina do Butantan começa em dezembro e promete 5 anos de proteção

O VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças de até 2 anos, podendo inclusive levar ao óbito nessa faixa etária. A vacina protege contra os subtipos A e B do vírus.

Para garantir a rápida proteção vertical (da gestante ao feto), a Prefeitura realizou um levantamento das gestantes elegíveis ao imunizante que fazem pré-natal na rede municipal. O contato para convocação começou nesta segunda-feira (8), orientando cada paciente a procurar sua policlínica.

Continua depois da publicidade

Como funciona o esquema de vacinação?

A vacina será feita em dose única nas gestantes, sem restrição de idade da mãe, permitindo a transmissão placentária de anticorpos ao bebê. A resposta imunológica é importante nos primeiros meses de vida, período em que a vulnerabilidade às infecções é maior. Como a proteção é voltada ao bebê, o imunizante deve ser aplicado a cada gestação.

Sobre o vírus sincicial

Segundo o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. Bebês com menos de 6 meses têm risco ainda maior de desenvolver quadros graves e figuram entre as principais causas de hospitalização no país. Em alguns casos, podem gerar sequelas duradouras, como chiado recorrente ou bronquiolite obliterante.

Em Santos, somente neste ano, 106 bebês de zero a 2 anos foram internados por complicações do VSR, além de duas crianças entre 3 e 5 anos. A expectativa do Ministério é que cerca de 28 mil internações de bebês sejam evitadas em todo o país com a adesão massiva à vacina. Até o final deste ano, 1,8 milhão de doses devem ser distribuídas nacionalmente.

Continua depois da publicidade

O que já é feito?

Desde 2013, o Sistema Único de Saúde oferece o anticorpo "palivizumabe" para crianças com maior risco de complicações pelo VSR, como prematuros nascidos antes de 28 semanas e menores de 1 ano, além de crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade ou cardiopatias congênitas até 2 anos. 

Em Santos, o medicamento é disponibilizado mediante prescrição médica no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, localizado no Hospital Guilherme Álvaro.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software