Santos

Santos inicia socorro com quadriciclos na areia para agilizar atendimentos do Samu

Os veículos equipados com desfibriladores vão circular na orla durante finais de semana e feriados; confira os detalhes da operação

Giovanna Camiotto

Publicado em 30/12/2025 às 23:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Samu terá operação para reforçar a segurança de quem frequenta as praias de Santos / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) inicia nesta quinta-feira (1º) uma operação estratégica para reforçar a segurança de quem frequenta as praias de Santos. Com o uso de quadriciclos, o órgão busca driblar as dificuldades de locomoção na areia e garantir que o socorro chegue com agilidade aos banhistas, especialmente em dias de orla lotada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dois veículos equipados circularão pela faixa de areia durante todos os finais de semana e feriados, das 7h às 19h, até o dia 22 de fevereiro. Cada unidade conta com profissionais especializados e equipamentos de suporte avançado, como cilindros de oxigênio, kits de sinais vitais e desfibriladores externos automáticos (DEA), essenciais para casos de reanimação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Trânsito na orla de Santos terá bloqueios especiais para o Réveillon

• Santos define feriados de 2026 e anima quem planeja viagens e descanso

• Receita Federal intercepta quase 300 kg de cocaína em navio no Porto de Santos

Os atendimentos mais frequentes na temporada costumam envolver casos de insolação, pequenos cortes e o consumo excessivo de álcool. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, a mobilidade desses veículos é o grande diferencial para salvar vidas no verão:

"O uso dos quadriciclos pelo Samu na temporada de verão é muito importante, pois são veículos com tração nas quatro rodas, específicos para trafegar em locais como a faixa de areia, ao contrário das ambulâncias. O técnico de enfermagem realiza o primeiro atendimento e, se for necessário, aciona a equipe para remoção a uma unidade de pronto atendimento", detalhou ele.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software