Santos
Mudança irá atender uma recomendação do Ministério da Saúde, que visa antecipar a proteção diante do aumento de casos registrados no país
As vacinas estarão disponíveis gratuitamente nas policlínicas da cidade. / Reprodução/ Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
A partir desta terça-feira (1º), a Prefeitura de Santos contará com alterações no calendário da vacinação infantil. Bebês entre 6 e 11 meses de vida passarão a receber a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A mudança atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, que visa antecipar a proteção diante do aumento de casos registrados no País.
“Algumas regiões do Brasil são elegíveis para a dose zero, frente ao maior risco de reintrodução da doença no País. Trata-se de uma estratégia para intensificar essa proteção. Santos, por ter o maior porto da América Latina, sempre se coloca à disposição para ações que visem ao bem-estar e à saúde da população”, informa o secretário de Saúde, Fábio Lopez.
Continua depois da publicidade
Crianças de 1 ano de idade também serão vacinadas com a dose da vacina meningocócica ACWY, que combate quatro tipos da bactéria causadora da meningite: A, C, W e Y. Essa imunização, antes aplicada apenas em adolescentes, passou a ser incluída no esquema vacinal infantil. A vacina deve ser administrada aos três e seis meses (doses 1 e 2), com reforço aos 12 meses de vida.
A vacinação contra as meningites ACWY continuará a ser oferecida a jovens de 11 a 14 anos, conforme estabelecido no calendário nacional de vacinação para essa faixa etária.
Continua depois da publicidade
As vacinas estarão disponíveis gratuitamente nas policlínicas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança, um documento com foto e o CPF.
A Secretaria de Saúde reforça que essas mudanças têm como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger os pequenos contra doenças graves, especialmente em um momento de reintrodução de vírus já controlados.
Mais informações podem ser consultadas no site da prefeitura de Santos.
Continua depois da publicidade