X

Santos

Santos inicia campanha com testes para HIV e sífilis

Os testes são simples, de uso individual e descartáveis

Da Reportagem

Publicado em 30/11/2017 às 14:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tanto para a detecção do vírus HIV quanto para a identificação da sífilis, basta um pouquinho de sangue da polpa do dedo / Divulgação/Santos FC

Santos iniciou, na última segunda-feira, a Campanha Fique Sabendo. A testagem rápida para HIV e sífilis em postos volantes da cidade vai até esta sexta-feira (1º), além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde os testes são disponibilizados o ano inteiro.

Os testes são simples, de uso individual e descartáveis. Tanto para a detecção do vírus HIV quanto para a identificação da sífilis, basta um pouquinho de sangue da polpa do dedo. No CTA, está disponível, ainda, o teste de fluido oral para HIV, ou seja, o exame é feito a partir de uma amostra de saliva.

Em apenas 40 minutos, a pessoa será informada do resultado. Em caso positivo, receberá de imediato todo o apoio e orientação de uma equipe multiprofissional, visando iniciar o quanto antes o tratamento.

Por ano, a cidade de Santos realiza cerca de 17 mil testagens apenas para HIV. “A Campanha Fique Sabendo é muito importante para aumentar o diagnóstico. Quanto mais pessoas testarmos e o quanto antes iniciarmos o tratamento, menor será a circulação do vírus HIV”, destaca Regina Lacerda, coordenadora de Controle de Doenças Infectocontagiosas, da Secretaria de Saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter