X
Santos

Santos homenageia o Instituto Neo Mama e memória de sua idealizadora

Prefeitura inaugura placa em alusão ao Outubro Rosa e aos 20 anos de combate ao câncer de mama do Instituto

Prefeitura de Santos homenageia Instituto Neo Mama / Divulgação/ PMS

Uma homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Neomama e à memória de sua idealizadora, reuniu dezenas de pessoas na manhã deste último domingo (17), na praça Vereador Luiz La Scalla, em frente ao Aquário Municipal de Santos. Na ocasião, foi inaugurada uma placa em alusão ao Outubro Rosa, com destaque a atuação da entidade, que completa 20 anos em 2021, no combate ao câncer de mama.

Gilze Maria da Costa Francisco foi a idealizadora do Instituto Neo Mama e morreu em maio deste ano por complicações da Covid-19.

"Essa homenagem é muito importante para prevenção e combate ao câncer de mama, coroando os 20 anos de trabalho do instituto. A inauguração dessa placa é muito simbólica. A Gilze sempre dizia que, na sua vida, haja o que houver, mesmo nos dias nublados, sempre haverá um sol brilhando", destacou José Luiz Francisco, viúvo de Gilze e atual presidente do instituto Neomama.

Para o prefeito Rogério Santos, Gilze deixou uma marca não só na cidade, mas em todo o País. "Uma mulher guerreira, que fez da sua bandeira a energia, a força da mulher para combater uma doença tão difícil. Fez com que o serviço de saúde pública aprimorasse o atendimento à saúde da mulher".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O local foi escolhido porque era ponto de partida da caminhada anual, promovida desde 2009 pelo instituto para conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Nos dois últimos anos, em função da pandemia, a caminhada não ocorreu e a expectativa é que ela seja retomada em 2022.

Entre os presentes na homenagem estavam os voluntários do instituto, os familiares e amigos da Gilze, simpatizantes do trabalho do instituto, a banda da Polícia Militar, deputados e vereadores.

Autor da proposta da homenagem na Câmara Municipal de Santos, o vereador Cacá Teixeira também elogiou o trabalho desenvolvido pela Gilze e pela entidade: "Eu acompanhava o trabalho dela e acho que apesar de rápida, a passagem dela deixou um legado. Nada mais justo que fazer essa homenagem aqui neste local".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Professor usa plataforma pornô para dar aulas de matemática

O taiwanês trabalhava há tempos no mercado de cursinhos, um ramo milionário em uma região marcada pela competitividade no ambiente educacional

Cotidiano

Semana terá clima maluco, por isso, leve guarda-chuva, protetor solar, casaco, para-raio e um bote

Clima indeciso marcará últimos dias de novembro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software