Santos

Santos ganha novo parklet, em frente à livraria Realejo, no Gonzaga

Com a reinauguração, Santos passa a contar com 19 parklets e, até o final deste ano, mais seis serão instalados

Caroline Souza

Publicado em 20/08/2022 às 07:30

Compartilhe:

Para reconstruir o equipamento e instalar uma nova fachada, a Realejo Livros promoveu um financiamento coletivo online / Nair Bueno/ DL

Um novo parklet será inaugurado no bairro do Gonzaga, em Santos, neste sábado (20). O espaço público de lazer e convivência foi instalado em frente à livraria Realejo Livros, localizada na Rua Marechal Dedoro, 2.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em 2018, a Realejo chegou a construir o equipamento. Porém, precisou retirá-lo no começo de 2020, antes da pandemia, para atender a um requisito da prefeitura, que realizou obras no bairro. 

Com a reinauguração, Santos passa a contar com 19 parklets, sendo seis no Gonzaga, quatro na Ponta da Praia, três na Aparecida, quatro no Boqueirão, um na Pompeia e um no Rádio Clube. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, até o final deste ano, mais seis parklets serão instalados na Cidade. 

Para reconstruir o equipamento e instalar uma nova fachada, a Realejo Livros promoveu um financiamento coletivo online. A “vaquinha” arrecadou cerca de R$ 40 mil, com o apoio de 180 pessoas físicas e das empresas parceiras Doca Antiguidades, Refúgios Urbanos, Littera Vestibulares, Yanaina Interiores, Green House Santos e Club Design Litoral Paulista.   

Para celebrar a nova fachada e a inauguração do parklet, a livraria realiza hoje uma programação especial. O evento terá início às 15h, com apresentação musical do duo santista Choro de Bolso e convidados, além de sessões de autógrafos para lançamento dos livros ‘Teresa Cientista em O Problema de Ser Normal’, estreia do jornalista e escritor Rodrigo Savazoni no segmento infanto-juvenil, com leitura de trechos da obra pela escritora e atriz Maria Carolina Machado, às 16h; e ‘O Máximo Que Eu Consegui’, coletânea de crônicas do publicitário Cássio Zanatta, às 17h30.

LIVRARIA DE RUA.

Conhecida por ser uma das mais tradicionais livrarias de rua de Santos, a Realejo Livros quer reforçar sua vocação com a instalação do parklet. 

“Uma livraria de rua é aquela que tem mais intimidade com o leitor, do que as redes de livrarias. A construção de uma estrutura como o parklet acaba inserindo e aproximando as pessoas para o convívio”, destaca José Luiz Tahan, idealizador e proprietário da Realejo Livros. 

Tahan ressalta que o equipamento é aberto para qualquer cidadão e, também, vai acolher plateias de shows musicais, eventos literários e sessões de autógrafo realizados na Realejo. “O convite ao convívio é a principal vocação do parklet, além da questão ambiental, pois diminui a circulação de veículos, por meio da utilização de uma vaga de estacionamento para o convívio social. Uma vaga que serviria para apenas um carro, pode abrigar pessoas que vão utilizar o espaço no dia a dia para atividades como leitura ou encontros entre amigos”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Litoral de SP recebe na próxima semana a Festa da Pamonha; confira a programação

Evento oferece várias opções gastronômicas, inclusive há espaço para uma ação solidária

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3158, nesta quinta (18)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter