O aluno Alexandre Ranieri, 51 anos, já produziu quatro peças. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL
Continua depois da publicidade
Desde março deste ano, Santos conta com uma marcenaria diferente. É a NÓSSA mob&lab, uma oficina aberta ao público inspirada na cultura Do It Yourself (Faça Você Mesmo). Ou seja, se você tem vontade de produzir seu próprio mobiliário, ali é o seu lugar.
A ideia é dar suporte para que pessoas desenvolvam habilidades e construam objetos com as próprias mãos. O espaço é o primeiro de Santos com esse conceito.
Continua depois da publicidade
Alexandre Ranieri, 51 anos, soube da proposta no Encontro dos Criadores, feira que reúne empreendedores de diversos setores.
"Vi o stand da Mob&Lab e achei a ideia muito legal. Não entendia nada de marcenaria e me surpreendi com o quanto aprendi em dois meses", conta Alexandre.
Continua depois da publicidade
Desde então, ele já produziu quatro peças: um deck para prancha, uma caixa de ferramentas, uma mesa de canto redonda e uma arquibancada de quintal para receber os amigos.
De acordo com ele, ver o desenvolvimento de um objeto produzido pelas próprias mãos causa uma sensação tão boa que, o que até então era para ser apenas uma experiência, tem se tornado um hobby semanal. Tanto, que Ranieri já tem um próximo projeto: um jardim suspenso.
Outra aluna dedicada é a Verônica Langlotz, 56 anos. Para ela, o mundo da criação e das ferramentas não era tão distante, pois desde criança mexia com elas ao lado do avô.
Continua depois da publicidade
Ela soube do lugar por indicação e decidiu ir conhecer. Gostou tanto que há cinco meses está por lá. Aprendeu a fazer uma poltrona de madeira, uma tábua de carne e até um skate.
Envolvida pela ideia de participar de todas as etapas da construção de um produto, Verônica chegou a construir um biombo (divisória) para o consultório de uma amiga, e também uma floreira.
O PROJETO
Continua depois da publicidade
A ideia de abrir as portas da marcenaria para quem quer que seja veio dos amigos e sócios Leandro Solovjovas e Leonardo Menezes, arquitetos e urbanistas formados pela FAU Santos.
Os dois vivenciaram experiências em escritórios importantes em São Paulo por muitos anos, mas, com o tempo, resolveram dar uma chance para o desejo que tinham de explorar o universo da marcenaria.
"Para mim é uma terapia estar aqui. É muito legal ver a satisfação dos alunos quando um projeto termina e eles levam o mobiliário feito por eles, pra casa", explica Leandro.
Continua depois da publicidade
CURSOS
Para quem quer começar a se aventurar pelo mundo do "faça você mesmo", a marcenaria oferece oficinas de um único dia, como a que ensina os alunos a fazerem uma tábua de carne.
Há também o CSI - Construa sua ideia. Neste curso a pessoa aprende técnicas de marcenaria para poder executar o projeto que deseja. As datas e horários são de acordo com a disponibilidade do aluno.
Continua depois da publicidade
Há, ainda, o 'Residência', um plano para uso compartilhado do espaço e dos equipamentos, fracionados em períodos de 4 horas.
"Qualquer um é bem-vindo: iniciantes, estudantes e profissionais. Aqui é um espaço para troca de conhecimento que a gente criou para estimular a produção autoral de novas ideias", conta Leandro.