X

Santos

Santos Festival Geek reúne mais de 100 atrações no Centro Histórico

A festa, com entrada franca, oferece RPG, quadrinhos, campeonatos de games, workshops, painéis, concursos de cosplays, feira de produtos geek, passeios temáticos de bonde e shows musicais

Da Reportagem

Publicado em 25/10/2018 às 15:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A programação do Santos Criativa Festival Geek 2018 já tem mais de 100 atrações confirmadas / Claudio Castellini

Quase tudo pronto para Santos virar a capital nacional da cultura nerd por quatro dias. A programação do Santos Criativa Festival Geek 2018 (www.santosgeek.com.br) já tem mais de 100 atrações confirmadas, que agitam o Centro Histórico entre os dias 1o e 4 de novembro. A festa, com entrada franca, oferece RPG, quadrinhos, campeonatos de games, workshops, painéis, concursos de cosplays, feira de produtos geek, passeios temáticos de bonde e shows musicais.

O maior evento geek gratuito do País reúne dubladores, youtubers, ilustradores, atores de séries de tevê e outras personalidades ligadas a esse segmento da cultura pop. Na abertura, dia 1o, às 19h, no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3), a magia do Castelo Rá-Tim-Bum é relembrada com a presença dos atores Sérgio Mamberti, Cassio Scapin e Fredy Allan. A noite também traz apresentação da Banda Marcial de Cubatão, com concerto que inclui no repertório trilhas de filmes, desenhos e animes.

No dia 2, a agenda tem como destaque o workshop sobre criação de personagens com o ilustrador Vitor Cafaggi, a partir das 10h, no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Às 16h, o dublador Manolo Ray, que já emprestou a voz para personagens como Homem-Aranha, Marty McFly (De Volta Para o Futuro), Presuntinho, Pinóquio (Shrek) e Robin (Batman Eternamente e Jovens Titãs), entre outros, bate papo com o público.

O ilustrador italiano Claudio Castellini abre a programação do dia 3, no auditório do Museu Pelé, durante o workshop Narrativa e Criação. Com mais de 30 anos de carreira, Castellini acumula trabalhos na Sergio Bonelli Editore e Marvel Comics, desenhando personagens como O Surfista Prateado, Wolverine, Homem-Aranha, Conan, Batman, Elektra e o Quarteto Fantástico.

No mesmo dia, o palco principal do Arcos do Valongo recebe, às 13h30, os youtubers do canal Matando Robôs Gigantes. No mesmo local, às 15h, ocorre o painel com os atores do filme Turma da Mônica – Laços, com a participação de Giulia Benitte (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão).

DETETIVES

No último dia do evento, dia 4, os fãs da série Detetives do Prédio Azul (DPA) curtem um painel, às 15h30, no palco principal do Arcos do Valongo, com a presença dos atores do programa, que é o principal sucesso do Canal Gloob. Já às 16h20 é a vez do último dia do concurso de cosplayers - iniciado no dia anterior – e, na sequência, às 17h20, de apresentações de grupos de K-Pop.

Nos dias 2 a 4, o ator e fã da cultura geek Fernando Caruso será o mestre de cerimônias do evento, mediando debates e aprontando em todos os espaços do festival.

Arena de games no Museu Pelé

Além de curtir diversificados painéis, workshops e shows musicais, durante o festival o público tem a oportunidade de vivenciar diversas experiências dentro do universo geek. O Museu Pelé recebe a arena de games, onde ocorrem disputas de campeonatos dos games League of Legends (PC), Street Fighter V, Dragon Ball Figther Z e Fifa, todos para PS4.

O casarão, construído em 1867, oferece também um espaço de free play, em que todos podem jogar de graça, além de exposições de games antigos e de plastimodelismo. No mesmo local haverá um miniestúdio para transmissões ao vivo do point Youtuber Por Um Dia.

Na área externa do museu, os visitantes podem voltar no tempo na Vila Medieval, onde rolam batalhas de guerreiros e exposição de espadas, armaduras e artesanato de época. O público também tem a oportunidade de aprender a manusear espadas (utilizando armas feitas de espuma).

Perto dali fica o TruckEscape, uma modalidade de jogo de fuga que está ganhando cada vez adeptos, principalmente entre os jovens. Dentro de um espaço temático, os participantes do jogo ficam trancados e precisam desvendar enigmas em um determinado tempo para conseguir solucionar ameaças fictícias.

Já nos 4 mil m² do Arcos do Valongo, além do palco principal, fica a praça de alimentação e o espaço para disputas de Just Dance. O local também abriga a feira de artigos geek, onde o público pode adquirir camisetas, bonecos, canecas, games, livros e itens deste segmento da cultura pop.

BONDE

Nos dias 2, 3 e 4, das 14h às 16h, o Bonde Arte se transforma no Bonde do Harry Potter, onde os fãs da série de romance e magia podem fazer um passeio temático pelos trilhos do Centro Histórico, em uma experiência cheia de encanto e surpresas. O tour é o único evento pago do festival, com venda de ingressos a R$ 7,00, nos mesmos dias dos passeios.

O evento é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Razer, Ibis Valongo, Roxy D+, Meeple Br, Comix, Limited Edition, Pens and Dolls e Beduino.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça o edifício mais alto do mundo feito em uma 'impressora 3D'

O prédio levará 900 horas para ser construído

Polícia

Armada, 'gangue da bicicleta' rende e rouba família em São Vicente; VÍDEO

O crime aconteceu na Rua Cuiabá na tarde deste sábado (2)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter