Santos não é novata quando o assunto é produção audiovisual / Reprodução
Continua depois da publicidade
Santos acaba de conquistar mais um reconhecimento no cenário audiovisual. A cidade foi escolhida como uma das dez primeiras parceiras da São Paulo State Film Commission, projeto lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de mapear e divulgar locações em municípios paulistas para produções cinematográficas, publicitárias e televisivas.
A iniciativa foi apresentada nesta semana no Festival de Cinema de Cannes, na França, onde as belezas e estruturas da cidade litorânea foram exibidas como potenciais cenários para futuras produções.
Continua depois da publicidade
A parceria integra o Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista, que busca impulsionar o setor por meio da valorização dos municípios com vocação cinematográfica.
Além de Santos, integram o grupo as cidades de Amparo, Bananal, Bauru, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista.
Continua depois da publicidade
Santos não é novata quando o assunto é produção audiovisual. Em 2005, a cidade foi pioneira no Brasil ao criar a Santos Film Commission, que oferece suporte técnico e logístico para equipes de filmagem.
Ao longo desses 20 anos de atuação, mais de mil produções nacionais e internacionais passaram pela cidade, incluindo 288 filmes publicitários, 42 longas-metragens, 69 videoclipes, 63 documentários, 24 séries e sete novelas.
Somente nos últimos anos, a coordenadoria atendeu 76 produções beneficiadas por leis de incentivo como o PROAC, Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e o Facult.
Continua depois da publicidade
A Film Commission local está vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e é um dos principais motivos de Santos ter recebido, em 2015, o título de Cidade Criativa em Cinema pela Unesco.
A nova plataforma da São Paulo State Film Commission já está disponível e reúne um catálogo completo com fotos e informações sobre as cidades participantes.
Os usuários podem filtrar os locais por características naturais, arquitetônicas, culturais e esportivas, tornando mais fácil a escolha de cenários que atendam às exigências de cada roteiro. O material pode ser consultado no site.
Continua depois da publicidade
Além de atrair investimentos e impulsionar o turismo, a inclusão de Santos no catálogo oficial do Governo do Estado promete ampliar as oportunidades de trabalho e renda em setores como hotelaria, alimentação, transporte e serviços técnicos ligados ao audiovisual