X
Santos

Santos é a melhor do País em Saneamento no Ranking de Competitividade dos Municípios

No estudo, que está na segunda edição e avaliou as 411 cidades com mais de 80 mil habitantes

Santos é o melhor do país no quesito saneamento / Divulgação

O município de Santos é o melhor do País no pilar de 'Saneamento' do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Gove e a Seall. No estudo, que está na segunda edição e avaliou as 411 cidades com mais de 80 mil habitantes, a Cidade também ocupa a 2ª posição geral na camada ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) e a 4ª em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No ranking geral foram avaliados 65 indicadores em 13 pilares temáticos, entre eles Sustentabilidade Fiscal, Qualidade da Saúde e Acesso à Educação, ficando Santos na 11ª posição. O resultado do estudo foi apresentado na manhã desta segunda (22) na Arena B3 (São Paulo) e está acessível no link https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/.

"Nós conseguimos consolidar a distribuição de água e tratamento de esgoto, pois temos praticamente cobertura de 100%. Também trabalhamos constantemente a educação ambiental e, recentemente, Santos se tornou a primeira cidade a incluir a política de preservação dos oceanos no conteúdo pedagógico da rede de ensino", destacou o secretário de Planejamento e Inovação de Santos, Fábio Ferraz, durante o painel 'Um ano da aprovação do marco do saneamento básico: o desafio dos municípios'.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O representante da Prefeitura citou os investimentos históricos do Município a partir do plano de saneamento do sanitarista Saturnino de Brito, o idealizador dos canais, no início do século 20. Também abordou as ações em curso para melhoria do meio ambiente, com destaque para a proposta de concessão dos serviços de limpeza urbana e gestão dos resíduos sólidos por meio de parceria público-privada (PPP), que tem entre os principais objetivos a ampliação da reciclagem e a adoção de novas tecnologias.

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André Luiz França, ressaltou a importância da concessão dos serviços para a otimização da gestão dos resíduos sólidos, pois "o município passa a ter mais tempo para cuidar da Saúde, da Educação e dos outros problemas urbanos". O painel também contou com o vice-presidente da empresa Aegea, Rogério Tavares, e mediação de Emília Vasconcello, gerente de Articulação do CLP. (link: https://www.youtube.com/watch?v=n4ddafxxfZ4)

INDICADORES

Santos é apontada por diversos rankings e levantamentos entre as melhores cidades do País na área de saneamento. Os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) comprovam os bons indicadores. A Cidade possui 100% de distribuição de água e de atendimento urbano de esgoto; com 97,63% de índice de esgoto tratado. Também possui índice de perda de água na distribuição de apenas 11,94%, a segunda menor do País.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental na gestação e puerpério

Com a pandemia de covid-19, um estudo com mulheres com partos recentes constatou que 38,8% das participantes tiveram depressão pós-parto

Guarujá

Mutirão retira mais de uma tonelada de lixo no Rio Santo Amaro

Iniciativa do Instituto Gremar e do Iate Clube de Santos promoveram a limpeza no último fim de semana

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software