O selo é um dos mais importantes do país nesse segmento / Divulgação/PMS/Isabela Carrari
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos recebeu, nesta quinta-feira (22), o selo safira de Gestão Sustentável, concedido pela Caixa Econômica Federal como reconhecimento às boas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) na administração pública.
O selo é um dos mais importantes do país nesse segmento e foi entregue durante uma reunião estratégica no Paço Municipal.
Continua depois da publicidade
A certificação é válida por dois anos e insere Santos em um seleto grupo de cerca de 300 municípios brasileiros que se destacam na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030 da ONU.
O reconhecimento também garante vantagens e condições diferenciadas junto à Caixa para a contratação de serviços, conforme o nível conquistado.
Continua depois da publicidade
No começo do ano, a Prefeitura divulgou seus planos de revolução urbana afim de tornar a cidade mais sustentável.
O selo avalia os municípios a partir de 21 indicadores distribuídos nas áreas de governança, meio ambiente, clima e social. A pontuação final define o nível de classificação, que pode ser cristal, topázio, safira ou diamante.
Santos alcançou novamente o nível safira, refletindo ações estruturadas em diversas frentes da administração.
Continua depois da publicidade
Entre os critérios avaliados, destacam-se o cuidado com o meio ambiente, ca promoção da educação, o acesso ao saneamento básico e a busca por desenvolvimento urbano equilibrado.
Um dos destaques foi o Programa Santos Sustentável, que pretende plantar 10 mil novas árvores na cidade até 2029.
O reconhecimento vem como resultado do comprometimento de todas as secretarias e autarquias municipais em transformar a sustentabilidade em uma prática cotidiana.
Continua depois da publicidade
Durante a cerimônia de entrega do selo, representantes da Prefeitura e da Caixa também discutiram projetos estratégicos em andamento.
Entre os temas tratados estavam as parcerias nas áreas de habitação e drenagem, além de propostas futuras como a urbanização do bairro São Manoel, por meio do modelo Parque Palafitas.
Recentemente, foi divulgado também o Projeto Procanais, que visa modernizar e recuperar os canais de Santos de forma sustentável.
Continua depois da publicidade
A cidade já havia sido reconhecida em 2023 com o selo Casa Azul + Caixa, também no nível safira, por boas práticas ambientais e sociais em projetos habitacionais.
Agora, com mais essa conquista, Santos reafirma seu papel como referência em políticas públicas sustentáveis e governança eficiente, buscando sempre melhorar a qualidade de vida em todas as regiões do município.