GOVERNO 3

Santos Comic Expo 2019 divulga programação completa

Maior convenção de HQs do litoral paulista e uma das maiores do Brasil terá entrada gratuita, ocupará todo o Centro de Cultura Patrícia Galvão

Comentar
Compartilhar
02 OUT 2019Por Da Reportagem08h40
Foto: Divulgação

A Santos Comic Expo, convenção de quadrinhos pioneira no litoral paulista, duas vezes indicada ao Prêmio HQ Mix (o "Oscar" das HQs no Brasil) de melhor evento, chega à sua sexta edição em 5 e 6 de outubro, maior e melhor, com mais atrações que as edições anteriores e ocupando todo o complexo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. No sábado, 5, será das 11h às 20h e, no domingo, 6, de 11h às 19h. A entrada é gratuita.   

Com o objetivo de promover a difusão das histórias em quadrinhos, a cultura geek, o intercâmbio cultural entre artistas da Baixada Santista e nomes de outros estados, o turismo, a formação de público e o acesso à cultura, o projeto espera receber cerca de 12 mil pessoas e mais de 150 profissionais da área nesta edição.   

O evento integra o calendário oficial santista pela Lei Nº 3.275, de 27 de junho de 2016. E, desde seu surgimento, contribui para a divulgação da arte e exposição dos grandes nomes da área que surgiram na região. Atrai adultos e crianças: é um ambiente familiar. Portanto, "a Santos Comic Expo têm como finalidade o enriquecimento cultural através da leitura, a projeção dos artistas locais e a confraternização entre leitores de todas as idades, e profissionais do ramo", ressalta Renatinho Santos, um dos Guerreiros, grupo de dez amigos que foram unidos pela paixão às histórias em quadrinhos e decidiram proporcionar ao público do litoral, a mesma experiência vivida em convenções de HQs ocorridas nas capitais. .

PROGRAMAÇÃO

 

SÁBADO - 05/10/2019

11h - ABERTURA DO EVENTO

12h - LOCAL MISS – PAINEL TURMA DO ARREPIO:

Uma família de personagens com temática mundial, baseada na onda da "espantomania" que até hoje não se esgotou.

Os netos dos grandes monstros do cinema, garotos com poderes especiais, mas também com problemas igualmente especiais, baseada numa interessante plataforma de marketing e direcionamento psicopedagógico, cuidadoso e sem violência, essa turminha fez enorme sucesso tanto nos quadrinhos como na TV.

Conheça o pai dessa turminha e de tantos outros personagens que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 como: Os Trapalhões em Quadrinhos (versão crianças), Sérgio Mallandro em Quadrinhos e muitos outros, através de um bate-papo descontraído.

Com Cesar Sandoval – Mediação: Henrique Esmeraldo

13h - LOCAL BRÁS CUBAS – Apresentação de Luta Medieval

14h - LOCAL MISS – SOMBRA & COR:

Muita gente, ao longo dos anos enquanto leitores de quadrinhos, leva um certo tempo para entender a função de um arte-finalista e a importância de um colorista. Quem são esses profissionais, porquê não podemos ter bons quadrinhos sem eles e o que é preciso para sê-los?

Com Mary Cagnin, Denis Dym e José Wilson Magalhães – Mediação: André Prata

15h - LOCAL BRÁS CUBAS – GRAPHIC MSP – O tiro certeiro no oceano do social:

Sucesso absoluto de público, com obras sendo transpostas para diversas mídias, a série de graphic novels da linha Graphic MSP tem abordado diversos gêneros narrativos: ficção científica, histórias clássicas de super-herói, terror, aventura e muitos outros.

No entanto, enquanto o gênero muda, as relações humanas e sociais, que sempre fizeram parte em temas universais, vem ficando cada vez mais evidentes. Alvo de críticas pela temática e quase impecáveis em sua execução, as mais recentes obras abordam a necessidade da empatia e consciência da em nossa sociedade.

Neste painel  falaremos de quadrinhos e do que a leitura de quadrinhos deve abordar: a necessidade de um mundo melhor e a coragem de enfrentar o que causa atraso no mundo real e em nós.

Com Fefê Torquato, Rafael Calça e Jefferson Costa – Mediação: Alexandre Martuscelli

 

16h - LOCAL MISS – O ENCANTADOR DE LEITORES:

Tudo começa com uma boa idéia para uma boa história. Hoje em dia, os quadrinhos servem como matéria-prima para diversas outras artes consagradas, como o CINEMA. Devido a isso, o mercado encontra cada vez mais opções para leitura e pessoas querendo escrever suas histórias em quadrinhos. Mas, no meio de tanta coisa sendo feita, como contar uma história que seja realmente relevante hoje em dia e se destaque em meio a tantas?

 

Com Wagner Willian, Larissa Palmieri e Sam Hart – Mediação: Laluña  Machado

 

17h - LOCAL BRÁS CUBAS – CONCURSO MAGIC STAR DE COSPLAY

Um dos momentos mais aguardados da Santos Comic Expo sem dúvida nenhuma é o concurso cosplay!

E nessa edição temos a curadoria da DyChan (Santos) e Diego Gonçalves (São Paulo) e o júri formado pela Kahsan Oni (São Paulo) ; Michii (Santos) e Larissa Anjos (São Paulo).

 

20h - TÉRMINO DO EVENTO

 

DOMINGO - 06/10/2019

11h - ABERTURA DO EVENTO

 

Entre o fanzine e produtos com acabamento de luxo, os criadores continuam surgindo e batalhando para refinar e publicar seus trabalhos. É possível realmente atingir um equilíbrio entre esse mercado e essas produções que se equipare ao das grandes editoras, com seus personagens já estabelecidos? Um panorama e uma reflexão necessários ao cenário de criação de quadrinhos no Brasil.

 

Com Germana Viana, Guilherme Infante e Mario Cau – Mediação: Rodrigo Piovezan

 

13h - LOCAL BRÁS CUBAS – PAINEL SATO COMPANY

Fundada como distribuidora de filmes para homevideo, a Sato Company acompanhou a evolução do mercado e expandiu sua atuação para as áreas de licenciamento de produtos, shows, cinema, televisão, filmes sob demanda , além de também produzir conteúdo (filmes, séries, etc) e criar novos formatos de negócios.

Como distribuidora, é pioneira e referência em animes, live actions e produções japonesas como National Kid, Ultraman, Jiraiya, Cybercop, entre muitos outros tokusatsus marcantes.

Nesse painel, o presidente da empresa conta tudo sobre os últimos lançamentos da empresa e também novidades sobre o tão aguardando filme do Fantástico Jaspion – Imperdível!

Com Nelson Sato – Mediação: Henrique Esmeraldo + Fabio Gomes Ribeiro

 

14h - LOCAL MISS – PAINEL JBC + MANGÁ DO FANTASTICO JASPION

Estreitar a distância entre Brasil e Japão e difundir a cultura japonesa entre os brasileiros. Essa é a missão da Editora JBC desde que foi fundada e nesse painel falaremos sobre novidades da principal editora de mangás para os próximos meses e também sobre o aguardado mangá do Fantástico Jaspion previsto para ser lançado em Dezembro.

Com: Marcelo Del Greco, Fabio Yabu e Michel Borges – Mediação:  Alexandre Martuscelli

 

15h - LOCAL BRÁS CUBAS – PAINEL 80 ANOS DO BATMAN

Com os 80 anos do Homem-morcego completados nesse ano de 2019, proliferam  homenagens em eventos pelo Brasil afora e a SCE não poderia ficar de fora, afinal o Batman é um dos maiores ícones dos quadrinhos de todos os tempos e para isso convidamos o dublador que foi a voz do personagem na aclamada série animada dos anos 90: Batman - The Animated Series, além da nossa conversa sobre o Batman, o painel também tentará percorrer por outros trabalhos profissionais do nosso convidado, afinal ele também  foi a voz do Sr Incrível no primeiro filme dos Incríveis da Disney/Pixar, foi a voz do Spock da série Jornada nas Estrelas, de James Bond em vários filmes da franquia e de dezenas de outros personagens marcantes ao longo de sua carreira.

 

Com Márcio Seixas – Mediação: André Azenha e Cláudio Roberto Basílio

 

16h - LOCAL MISS – OS TRAPALHÕES NOS QUADRINHOS:

Desde os anos setenta graças as telas da Televisão e do Cinema os TRAPALHÕES levaram alegria e bom humor para todo o nosso país. Mas as suas aparições não se restringiram apenas aos filmes e a um programa televisivo dominical: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias se tornaram personagens de alguns dos melhores quadrinhos nacionais de todos os tempos e aqui discutiremos as maluquices do quarteto mais amado do Brasil nos gibis!

Com Arthur Garcia, César Sandoval, Rogério Soud, Cidão, Bira Dantas, Eduardo Vetillo e Alexandre Silva – Mediação Henrique Esmeraldo e Fabio Ribeiro

17h - LOCAL BRÁS CUBAS – CONCURSO MAGIC STAR SANTOS DE COSPLAY

Um dos momentos mais aguardados da Santos Comic Expo sem dúvida nenhuma é o concurso cosplay!

E nessa edição temos a curadoria da DyChan (Santos) e Diego Gonçalves (São Paulo) e o júri formado pela Kahsan Oni (São Paulo) ; Michii (Santos) e Larissa Anjos (São Paulo).

19h - TÉRMINO DO EVENTO

Economia criativa

Estão confirmadas 28 lojas e um dos maiores Artist's Alley do Brasil, com cerca de 60 profissionais entre quadrinistas, desenhistas e escritores, destacando Felipe Folgosi, Fabio Coala, Sam Hart, Germana Viana, Jun Sugiyana, Ju Loyola, Guilherme Infante, PriWi, Mario Cau e Marcatti.

Escolas e estúdios de arte como Mundo Mágico, Scrowpture, Robô Guerreiro, Capsule Eletronic Studios, Mosh Escola de Arte, Mangarts Comic Studio e  RC Studio apresentarão seus trabalhos.

Colunas

Contraponto