A celebração reunirá a Corte Carnavalesca de 2025, casais de mestre-sala e porta-bandeira das agremiações santistas / Raimundo Rosa/Arquivo/PMS
Continua depois da publicidade
A tradicional Alvorada do Samba de Santos chega à sua 62ª edição nesta terça-feira (2), às 6h da manhã, em um dos locais mais simbólicos da identidade negra e musical da Cidade: a área onde funcionou o antigo Quilombo do Pai Felipe, o Rei Batuqueiro, hoje no pátio da CET, na Vila Mathias. A ação integra as comemorações oficiais pelo Dia do Samba.
Organizada pela Secretaria de Cultura, em conjunto com o Conselho do Samba e a Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba, a celebração reunirá a Corte Carnavalesca de 2025, casais de mestre-sala e porta-bandeira das agremiações santistas, além de autoridades municipais.
Continua depois da publicidade
A programação também inclui homenagens especiais a figuras que marcaram a trajetória e o fortalecimento do samba em Santos, reconhecendo artistas e apoiadores que ajudaram a construir essa história.
O Dia do Samba, celebrado nacionalmente em 2 de dezembro, foi instituído em 1963 na Bahia, em tributo ao compositor Ary Barroso, que teve sua primeira música gravada nesse dia.
Continua depois da publicidade
Em Santos, a tradição da Alvorada também nasceu em 1963 e, desde então, mantém vivo o vínculo da cidade com uma das expressões culturais mais importantes do Brasil.