Santos Café terá mais de 70 atrações no Centro Histórico

A terceira edição do evento terá muita música, gastronomia, passeios especiais, cinema, degustação de café, dança, artesanato e intervenções artísticas

Comentar
Compartilhar
27 JUN 2017Por Da Reportagem18h30
De 7 a 9 de julho, o Centro Histórico vai viver as sensações e descobertas do Festival Santos CaféFoto: Susan Hortas/PMS

A contagem regressiva já começou. De 7 a 9 de julho, o Centro Histórico vai viver as sensações e descobertas do Festival Santos Café, que reunirá mais de 70 atrações.  

A terceira edição do evento terá muita música, gastronomia, passeios especiais, cinema, degustação de café, dança, artesanato e intervenções artísticas. A abertura do festival será no dia 7, às 18h, com a abertura da Exposição Sin café no hay mañana, da fotógrafa Letícia Freire.

Meia hora mais tarde começa a visitação noturna gratuita ao museu, com uma deliciosa novidade: os 50 primeiros visitantes vão ganhar degustação de uma dose de shake de sorvete de café. A visita noturna vai se repetir no dia 8.

Este ano, os fãs de um bom cafezinho poderão degustar os melhores tipos da bebida gratuitamente na Casa da Frontaria Azulejada e na Estação do Valongo, nos dias 8 e 9, das 11h às 17h. Para quem desejar fazer boas compras, feiras estarão intaladas nos dois locais. A Casa da Frontaria Azulejada vai receber a Feira dos Criadores, das 10h às 18h. Já na Estação do Valongo ficarão os expositores da Feira Centro com Arte, das 11h às 17h.

Carros antigos e passeios

A já tradicional exposição de carros antigos poderá ser visitada nos dias 8 e 9, das 10h às 16h, na Praça Mauá, onde estarão dezenas de exemplares de colecionadores. Os saudosos também poderão reviver os bons tempos no 2º Bike Retrô, passeio ciclístico que sairá da Ponta da Praia, às 10h do dia 9, com destino ao Centro Histórico. Boa parte dos participantes estará trajada com roupas de época e fará o percurso em bicicletas antigas.

Nos dia 8 e 9, a Praça Mauá também será o ponto de partida dos walking tours, às 11h, 14h e 16h, que vão percorrer diversos pontos do Centro Histórico relacionados ao comércio do café. O passeio terá a monitoria de um guia de turismo, abordando como o café se tornou a mola propulsora do desenvolvimento de Santos, a partir do final do século 19. 

Cerveja e cinema

Ampliando os horizontes e provando que o café combina com quase tudo, uma das novidades desta edição será o Coffee Beer Experience, um tour no Bonde Arte, nos dias 8 e 9, com saídas às 15h e 16h30 da Estação do Valongo. Os participantes terão direto a degustação de cervejas artesanais produzidas com café.

A sétima arte também vai marcar presença no festival, com a realização da 1ª Mostra Santista de Curtas Cidades Criativas e Mostra Internacional Cidades Criativas, nos dias 8 e 9, a partir das 17h, no Museu Pelé.

Música e gastronomia

Os amantes da boa mesa terão à disposição 10 restaurantes, que vão abrir as portas durante todo o festival, servido pratos tradicionais das casas e receitas exclusivas à base de café. Quem deseja se aprofundar nas técnicas da arte culinária poderá participar de uma das quatro oficinas gastronômicas, que serão realizadas no antigo restaurante da Bolsa do Café, nos dia 8 e 9. Júnior Monteiro, Maísa Campos e Eudes Assis serão alguns dos chefs participantes.

Na parte musical, a organização do festival está preparando uma programação eclética com samba, choro, mpb, blues, jazz, pop-rock e bossa nova. Já estão confirmadas as apresentações de Kika Willcox, Maurício Fernandes, Roda de Samba do Ouro Verde, Orquestra na Rua, Banda Querô, Kleber Serrado & Choro de Bolso, Banda Blues Beatles, entre outros.

O Festival Santos Café 2017 é uma realização da Secretaria de Turismo,  Museu do Café e Governo do Estado. Apoio: Café Editora, Revista Espresso, Clube de Automóveis Antigos de Santos, American Ciclo, Rádio Guarujá, Senac e Estação Bistrô restaurante-escola.