Santos

Santos amplia fiscalização contra comércios irregulares com salto de 65% em 2025

O Departamento de Fiscalização ultrapassou 30 mil ações e registrou aumento recorde em multas, embargos e lacrações na cidade

Giovanna Camiotto

Publicado em 14/01/2026 às 07:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Defemp realizou mais de 30 mil ações em estabelecimentos de Santos / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), realizou mais de 30 mil ações em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em Santos em 2025. Os dados indicam um crescimento de 65% acima dos números registrados em 2024, quando foram contabilizadas 18.124 operações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No total, o departamento emitiu 2.862 intimações em comércios, um resultado maior do que o dobro registrado no ano anterior, quando houve 1.241 intimações. Além disso, foi aplicado 149 multas, um aumento de 170% em relação a 2024, quando teve somente 55 multas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Churrascaria deixa a picanha de lado, aposta na carne de avestruz e faz sucesso em Santos

• Projeto social de handebol promove inclusão e entrega uniformes em Santos

• Santos: cidade do litoral abre inscrições para prova aquática em celebração ao aniversário

Houve também um aumento substancial nos embargos e lacrações, com 12 embargos e mais três lacrações de estabelecimentos. Os dados ultrapassam em 500% e 300%, respectivamente, os registrados no ano anterior. Além disso, o Defemp atuou em 64 forças-tarefas em parceria com outros órgãos e secretarias.

"Intensificamos as fiscalizações, ampliamos a presença nos bairros e atuamos de forma integrada com outros órgãos, sempre com o objetivo de garantir a legalidade das atividades econômicas, a concorrência justa e a segurança da população", declarou Mabel Cardama, diretora do Defemp

Continua depois da publicidade

Força-tarefa

Ainda em 2025, o departamento realizou mais de 19 mil atendimentos, entre presencial, telefônico e por e-mail. Novamente, os números superaram em cerca de 33% os registrados há dois anos atrás.

Já os chamados realizados via Ouvidoria, um importante canal de comunicação entre o cidadão e a Administração de Santos, pularam de 2.372 para 2.604, enquanto os atendimentos via processos ultrapassaram 22 mil.

Como denunciar?

A população pode denunciar estabelecimentos irregulares por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, ou pela página www.santos.sp.gov.br/ouvidoria.

Continua depois da publicidade

Além disso, também é possível realizar o atendimento presencialmente no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software