X

Santos

Santos adere ao Programa de Escolas Cívico-Militares, diz deputado

De acordo com deputado, medida foi tomada após intermediação com o parlamentar e a autorização do prefeito Paulo Alexandre Barbosa

Da Reportagem

Publicado em 08/10/2019 às 17:16

Atualizado em 08/10/2019 às 17:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Deputado afirma que Santos pediu para que o município que o município seja incluído no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares / Marcelo Camargo/EBC

De acordo com informações divulgadas por um deputado estadual, a prefeitura de Santos solicitou nesta segunda-feira (7) ao Ministério da Educação (MEC) que o município seja incluído no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, lançado pelo governo federal em setembro.

A afirmação foi divulgada pela assessoria de imprensa do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) nesta terça-feira (8). De acordo com ele, a medida foi tomada após uma intermediação com o parlamentar e a autorização do prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Ainda segundo as informações do deputado, o secretário-adjunto da educação do município santista, Gustavo Bittencourt, encaminhou o pedido de adesão à proposta, que prevê a participação de militares da reserva na administração de unidades escolares.

O programa nacional lançado pelo governo federal pretender implantar 216 colégios por todo o Brasil até 2023. Segundo o MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, serão destacados militares da reserva das Forças Armadas para trabalhar nas escolas levando, assim, mais disciplina e organização às instituições. A ideia é que eles sejam contratados por meio de processo seletivo.

A duração mínima do serviço é de dois anos, prorrogável por até dez, podendo ser cancelado a qualquer tempo. Os selecionados vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar.

Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros militares para apoiar a administração das escolas. Nesse caso, o MEC repassará a verba ao governo, que, em contrapartida, investirá na infraestrutura das unidades, com materiais escolares e pequenas reformas.

O Diário do Litoral entrou em contato com a prefeitura de Santos para tentar confirmar a informação de que o município realmente solicitou que seja incluído no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter