Setores de serviços e comércio puxaram a abertura de empresas em São Paulo / Divulgação/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos registrou a abertura de 15.644 empresas entre maio de 2024 e abril de 2025, de acordo com levantamento da Fundação Seade baseado em dados do CNPJ da Receita Federal.
A maior cidade da Baixada Santista também teve a formalização de 44.357 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) durante o período.
Continua depois da publicidade
Ao se contar o Estado todo, foram 504.766 aberturas de empresas no espaço de tempo. O setor de serviços foi responsável por quase 70% das novas empresas.
Além dos serviços, que concentraram 350.506 empresas paulistas (69,4% do total), os setores que se destacaram foram comércio (102.974), construção civil (26.103), indústria (22.804) e agropecuária (2.379).
Continua depois da publicidade
A região metropolitana de São Paulo liderou a abertura de empresas no período, com 301.542 registros, o equivalente a quase 60% do total estadual.
Na sequência, aparecem as regiões de Campinas (66.130), Sorocaba (22.445), São José dos Campos (22.249), Santos (15.644), Ribeirão Preto (14.221), São José do Rio Preto (13.882) e Bauru (8.343).
Somente no mês de abril de 2025, 31.514 empresas foram abertas no Estado – número menor do que em março, quando foram criadas 36.308 empresas, o que representa uma queda de 13,2%.
Continua depois da publicidade
No mesmo período de 12 meses, o Estado teve a formalização de 850.624 novos Microempreendedores Individuais (MEIs). Assim como no caso das empresas em geral, o setor de serviços liderou com 561.980 registros (66,1%), seguido por comércio (155.213), indústria (69.731), construção (59.888) e agropecuária (3.812).
A região metropolitana de São Paulo concentrou quase 50% dos novos MEIs, com 423.467 registros.
Em seguida, estão as regiões de Campinas (133.097), São José dos Campos (47.578), Sorocaba (47.152), Santos (44.357), São José do Rio Preto (26.742), Ribeirão Preto (26.042) e Bauru (18.747).
Continua depois da publicidade