X

Santos

Santista acredita que o turismo beneficia economia local

Levantamento da Secretaria de Turismo do Estado tem como objetivo monitorar o grau de satisfação local com o turismo

Da Reportagem

Publicado em 02/03/2021 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Turistas conhecendo o Museu Pelé / Marcelo Martins/ Prefeitura de Santos

O turismo beneficia a economia da região e de Santos, além de criar empregos para os moradores da Cidade, de acordo com a opinião de mais de 73% dos residentes locais que participaram da Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Pioneiro, o levantamento em formato digital envolveu 210 municípios turísticos no período de 24 de novembro a 8 de janeiro e teve por objetivo monitorar o grau de satisfação local com o turismo e as percepções de questões específicas. A pesquisa contou com a participação de 265 moradores de Santos.

Inspirado em um estudo apresentado no ano passado pelo Observatório de Turismo de Yukon (Canadá), durante o Encontro Virtual Mundial de Observatórios de Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), esse monitoramento deverá ser realizado com frequência, permitindo acompanhar as percepções locais sobre o turismo e garantir que seu crescimento sustentável esteja alinhado com os valores de sua população.

Percepção

Uma parcela de 67,8% dos participantes da pesquisa concorda totalmente que o turismo é bom para o Município, 51,70% que ele é bom também para a população e 30,19% reconhecem beneficiar-se dessa atividade. Sobre a Percepção do Impacto Econômico do Turismo, 77,74% admitem que ele beneficia a economia do Município e cria empregos para os moradores (76,52%).

Crescimento

Um total de 45,28% esperam, nos próximos 10 anos, constatar a presença de mais turistas em Santos, enquanto 35,47% acreditam ser suficiente número semelhante ao atual – apenas 15,85% esperam menos turistas.

Preocupações

A pesquisa identificou que os participantes têm como principais preocupações em relação ao turismo o tráfego de visitantes, por afetar negativamente as viagens locais da população (55,60%), causar danos ao meio ambiente (41,70%) e apresentar impactos negativos sobre os recursos naturais da região (38,22%). Esse último percentual também se refere à falta de engajamento dos visitantes na cultura local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter