Samba e chorinho inspiram trabalhos artísticos de estudantes santistas

Comentar
Compartilhar
06 AGO 2019Por Da Reportagem10h00
O projeto fica exposto até o dia 16 de agostoFoto: Raimundo Rosa

Mais de mil alunos de escolas de tempo integral e de núcleos do programa de jornada ampliada Escola Total de Santos expõem, até o próximo dia 16, das 9h às 17h, no foyer do Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) trabalhos inspirados em músicos, compositores e artistas brasileiros ligados ao samba e chorinho.

A abertura da mostra ocorreu na tarde desta segunda (5). Sob o tema 'Território Multicultural: traços de identidades e brasilidades', a iniciativa faz parte do projeto Santos à Luz da Leitura. As escolas de tempo integral participantes são João Papa Sobrinho, Avelino da Paz Vieira, Padre Lúcio Floro, Santista, Dos Andradas, Padre Waldemar Valle Martins, Mário de Almeida Alcântara, a escola de educação infantil Antônio de Oliveira Passos Sobrinho, além de seis núcleos do Escola Total.

Segundo uma das representantes do projeto, Rita Nascimento, os estudantes fizeram pinturas, colagens, desenhos, instalações e painéis com base nos trabalhos de Cartola, Pixinguinha, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus e Chiquinha Gonzaga, além de artistas como Djanira, Cayboré e Heitor dos Prazeres.

Ela informou que no segundo semestre será a vez da bossa nova. Ressaltou que a partir desta terça-feira (6) o local vai contar com espaços monitorados para vídeos e contação de histórias. Na mesma data, das 19h às 20h30, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visitarão o espaço.

Entre as inúmeras produções, estão painéis inspirados na arquitetura das favelas, lugares de composição de muitas canções; na criação de Dona Ivone Lara, 'Sereia Guiomar', e nos artistas Djanitra e Carybé, com dançarinos e músicos do samba. A abertura ainda contou com uma cena teatral sobre a mulher, representada por educador.

 

SANTOS À LUZ DA LEITURA - Desde 2015, o projeto Santos à Luz da Leitura tem como uma de suas ações a exposição dos trabalhos dos alunos da rede municipal de Santos, desenvolvidos nas unidades de tempo integral e programa Escola Total, com enfoque na arte e na literatura e outras formas de conhecimento, ampliando o acesso à cultura e às incontáveis formas de ler o mundo.