X

Santos

Rosana Valle consegue, com bancada paulista, dois veículos especiais para combater incêndios no Porto

O Porto de Santos é o maior importador de nitrato de amônio do Brasil; substância foi a responsável pela explosão em Beirute em agosto deste ano

Da Reportagem

Publicado em 09/12/2020 às 15:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A deputada federal Rosana Valle / DIVULGAÇÃO

A deputada federal Rosana Valle (PSB) conseguiu, nesta quarta-feira (9), o apoio da banca paulista dos deputados federais para a compra de dois veículos especializados para combater incêndios no Porto de Santos, o maior importador de nitrato de amônio do Brasil. 

Rosana argumentou que, somente em 2020, o Porto recebeu 161 mil toneladas da substância, responsável pela explosão no Porto de Beirute, no Líbano, em 4 de agosto deste ano, que causou mais de 100 mortos e 4 mil feridos.

A bancada paulista tem 70 parlamentares, que se comprometeram a destinar, juntos, recursos para a aquisição dos veículos especializados em incêndios industriais. Rosana Valle quer que um dos veículos, seja destinado para o atendimento das ocorrências nas cidades da Baixada.  

A parlamentar também sensibilizou os colegas argumentando que, em abril de 2015 ocorreu o incêndio em seis tanques da Ultracargo, que levou 8 dias para ser apagado, ocasião em que foi constatada a falta de insumos e equipamentos. Assim, os veículos atenderão necessidades do Porto e do polo industrial de Cubatão. 

Participaram da videoconferência que aprovou a aquisição vários deputados federais, inclusive o coordenador, Vinicius Poit. Na discussão foram tratadas necessidades importantes. No ano anterior, por exemplo, todos os recursos foram destinados para a saúde, no combate à pandemia da Covid-19. Neste ano, novas áreas serão atendidas, como defesa civil, segurança, educação.

"Temos as duas margens do Porto de Santos, a área industrial de Cubatão, que são áreas vulneráveis. Por isso este comprometimento da bancada paulista é vital para nossa região”, disse a parlamentar, lembrado que, em janeiro de 2016, na Margem Esquerda do Porto, a ruptura de um contêiner com 20 toneladas de produto químico permitiu a entrada de chuva que, numa reação, causou o incêndio. 

O fogo atingiu 66 contêineres. Os bombeiros utilizaram 23 viaturas, um navio e um rebocador para captar a água do mar no combate ao incêndio. Foram mais de 30 horas de combate ao fogo. “São fatos que comprovam a necessidade destes veículos especializados”, concluiu Rosana Valle, que primeiro tratou desta reivindicação com o comandante dos Bombeiros no Estado de São Paulo, coronel Luis Alberto Rodrigues Silva, no dia 27 de novembro.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Militar apreende 235 kg de drogas em 'casa bomba' em Guarujá

Além das drogas, um fuzil calibre 556 foi apreendido, com 26 cartuchos íntegros e um deflagrado

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter