Retomada nesta segunda-feira, vacinação contra a gripe terá 13 mil doses em Santos

Município ainda precisa vacinar mais de 70 mil moradores

Comentar
Compartilhar
30 MAR 2020Por Da Reportagem10h55
As doses, insuficientes para atender a necessidade, são adquiridas pelo Ministério da Saúde que faz o repasse aos Estados e, por sua vez, encaminha aos municípiosFoto: Isabela Carrari / Prefeitura de Santos

Com 70,8 mil pessoas ainda a serem vacinadas contra a gripe, a Prefeitura de Santos recebeu 13 mil doses da vacina neste sábado (28) e as colocará à disposição na segunda-feira (30). Além dos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, que fazem parte do público-alvo da primeira etapa da campanha, por decisão do Estado de São Paulo as equipes das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros, guardas civis municipais) passam ser vacinadas também nesta segunda (30) – cerca de 1,7 mil pessoas.

As doses, insuficientes para atender a necessidade, são adquiridas pelo Ministério da Saúde que faz o repasse aos Estados e, por sua vez, encaminha aos municípios. Desde o início da campanha, a cidade de Santos recebeu apenas 48 mil doses.

A aplicação será realizada das 8h às 13h no Drive Thru no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206 – Gonzaga), das 7h30 às 16h em 31 policlínicas (veja endereços abaixo), e das 9h às 16h no Drive Thru em frente à Policlínica do Rádio Clube.

“Optamos por oferecer as doses o mais rápido possível visto a procura que observamos neste ano pela vacina da gripe. Já solicitamos mais remessas ao Governo do Estado para que possamos manter a disponibilidade à população, sem haver interrupções, como lamentavelmente ocorreu na semana passada”, afirma Fábio Ferraz, secretário de Saúde.

OUTROS PÚBLICOS
A segunda etapa da imunização, que começa em 16 de abril, incluirá professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas - diabéticos e hipertensos, por exemplo. Já a terceira etapa tem início em 9 de maio (sábado), abrangendo crianças de seis meses a seis anos, grávidas, mulheres que deram à luz há bem pouco tempo, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos.

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas - 58% da população da Cidade. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

A vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose. Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus.

As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados - ou seja, de forma alguma causam a doença.

O QUE LEVAR
Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

ACAMADOS
As pessoas acamadas receberão a vacina contra a gripe em domicílio. Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde divulgará informações sobre como deve ser realizada a inscrição dos pacientes. Quem já é acompanhado pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisa se inscrever.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
Policlínica Alemoa e Chico de Paula - R. Afonsina Proost de Souza s/nº - Alemoa
Policlínica Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1728
Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607
Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514 - Encruzilhada
Policlínica Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
Policlínica Gonzaga - Rua Assis Correia, 17
Policlínica Jabaquara - Av. Rangel Pestana, 475
Policlínica José Menino / Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201
Policlínica Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115
Centro de Saúde Martins Fontes Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias
Policlínica Morro Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Policlínica Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº
Unidade de Cuidado do Porto - Rua General Câmara, 507, Paquetá
Policlínica Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº
Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
Policlínica Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº
Policlínica Vila São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351
Policlínica São Manoel Praça Nicolau Geraigire s/nº
Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº
Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284
Policlínica Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - Saboó
Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº - Área Continental
Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº- Área Continental
Policlínica Monte Serrat - Praça Correia de Melo s/nº
Policlínica Morro da Penha - Rua Três, 150
Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 - Vila Telma
Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº
Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184